Campanha tem objetivo de colocar Pelé como palavra oficial da Língua Portuguesa

Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, também conhecido como o “O Rei do Futebol“, infelizmente nos deixou a poucos dias do final de 2022, o lendário ex-atacante do Santos e da seleção brasileira faleceu no dia 29 de dezembro de 2022. Por tudo o que representou para o futebol no Brasil, e também no cenário internacional, muitos consideram que apenas Edson morreu, mas Pelé, seguirá eterno em nossas vidas.

Único tricampeão mundial de futebol, tendo levantado três Taças Jules Rimet em 1958 e 1962 e 1970, Pelé é o maior artilheiro de todos os tempos do futebol, com mais de 1280 gols marcados em sua carreira, e inúmeros títulos de expressão conquistados com o Alvinegro Praiano. Ao todo foram seis títulos brasileiros seguidos, entre 1961 e 1968, duas Copas Libertadores da América e dois títulos da Copa Internacontinental (antigo Mundial de Clubes), em 1962 e 1963.

Além dos inúmeros títulos conquistados em campo, Pelé não se resume a conquistas coletivas e individuais no futebol. O ex-atacante possui o título de Sir Honorário do Império Britânico, Medalha dos Direitos Humanos, Membro do Hall da Fama, além de ter sido Embaixador para a Educação, Ciência e Cultura.

Por toda a sua notoriedade, uma iniciativa dos Canais SporTV, em parceria com o Instituto Pelé Foundation, o Santos Futebol Clube e a Memorabília do Esporte, querem fazer de Pelé, um termo fixo da Língua Portuguesa, sendo colocado de forma oficial nos dicionários e tendo seu implementado de forma oficial.

A Campanha Pelé no Dicionário tem como principal objetivo imortalizar aquele, que segundo Nelson Rodrigues, “não escreveu a história, pois ele mesmo é a história”, sendo, portanto, mais do que suficiente para ser imortalizado na linguagem brasileira.

Mas o que é ser Pelé?

Segundo a definição da campanha, ser Pelé significa maior que todos os outros, referência de grandeza, inigualável, sinônimo de excelência, único. Conforme os grandes esportivas foram surgindo, nas mais diversas modalidades, não era incomum tal esportista ser comparado à Pelé, Michael Jordan no basquete, e Michael Phelps na natação, sendo assim, o nome do Rei do Futebol é a palavra para definir o melhor de todos em algo, ou em alguma coisa.

Os interessados em fazer parte desta iniciativa podem participar de forma gratuita, e assinar a petição para que Pelé comece a fazer parte do dicionário da Língua Portuguesa acessando o site oficial da campanha (clique aqui) .

Diversos influencers e outras personalidades, de dentro e fora do universo futebolístico participam deste movimento para amplificá-lo e sensibilizar a sociedade a fazer parte, e assim, convencer as editoras a publicarem as próximas edições do livro de palavras oficial da língua com o novo verbete, fechando assim mais um capítulo da história deste que pode não estar mais entre nós em vida, mas para sempre será lembrado e eternizado por seus feitos e conquistas.

 

 

 

 

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.