Top 5 ídolos do futebol: CSA

Com uma longa história no futebol alagoense e brasileiro, o CSA é o time desse nosso especial “Top 5 ídolos”. São mais de 100 anos do Azulão, assim, são diversos nomes que viraram ídolos no clube de Maceió. Com passagens pela elite brasileira, o Alviceleste é a única equipe que já conseguiu três acessos seguidos no Campeonato Brasileiro.

Além do sucesso nos anos mais recentes, o time também teve grandes momentos de glória no passado. Desse modo, alguns nomes importantes podem ficar de fora da nossa pequena lista. Confira abaixo os cinco maiores ídolos do CSA.

5 – Peu

Vindo das categorias da base do CSAPeu estreou no profissional em 1977 e ficou no time alagoano até 1980. Ao sair, foi para o Flamengo, onde também marcou história. Além de passar pelo Santa CruzCruzeiroSão José, e outros times. Voltou para o Azulão em 1991, onde se aposentou em 1994.

Venceu o Campeonato Alagoano duas vezes, em 1980 e 1994. Também foi vice da Taça de Prata, em 1980. Depois de se aposentar, foi técnico e voltou para o CSA, treinando o sub-20 da equipe.

Top 5 ídolos do futebol: CSA
Peu pelo CSA na década de 80. Divulgação/CSA

4 – Daniel Costa

Com duas passagens pelo CSA, a primeira foi em 2014, ficando apenas uma temporada. No entanto, a mais significativa foi em 2017 e 2018, quando ajudou na campanha de acesso à Série B e A do Brasileirão. Ídolo da torcida, o meia participou de 99 jogos do time, sendo peça fundamental para que o clube voltasse para a elite brasileira. Como também, conquistando o Campeonato Alagoano de 2018. A todo, marcou 22 gols com a camisa do Azulão.

3 – Flávio

Apelidado de PanteraParedão Azulino, o goleiro foi revelado pelo CSA, começando no profissional em 1991. Foi campeão alagoano no seu ano de estreia e em 1994, sua última temporada no Azulão, nesta primeira passagem. No ano seguinte, foi para o Athletico Paranaense, onde permaneceu por sete ano, também passando pelo VascoParanáAmérica-MG. Retornou para o clube alagoano em 2012, se aposentando em 2013.

2 – Lino

O “motorzinho” da equipe, o meia-atacante surgiu na base do CSA, estreando pelo profissional em 1992. Já fazendo gol, e contra o maior rival do clube, o CRBLino já chamou a atenção dos torcedores. Naquele mesmo ano, foi responsável pelo gol contra o Vasco, nas oitavas de final da Copa do Brasil, dando a classificação ao Azulão para as quartas. O jogador também esteve presente no título do Campeonato Alagoano, em 1994.

1 – Jacozinho

Principal jogador da equipe nos anos 80, Jacozinho foi campeão do Campeonato Alagoano cinco vezes, em 1980, 1981, 1982 e 1984. Apesar de grande ídolo do CSA, o atacante é muito relembrado por ter “ofuscado” Zico em um amistoso em homenagem ao ídolo flamenguista. Com passe de MaradonaJacozinho fez gol no Maracanã. Aposentado em 1988, ainda voltou para o Azulão, integrando a comissão técnica do time por diversos anos.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.