Flamengo anuncia novo técnico, o catalão Domènec Torrent

Nesta sexta-feira (31), Flamengo e Domènec Torrent chegaram a um acordo. Assinado em Barcelona, o contrato prevê um vínculo até dezembro de 2021, data que coincide com o final do mandato de Rodolfo Landim.

O espanhol de 58 anos e sua comissão vão receber 2,25 milhões de euros ao todo, valor por volta de R$ 13,7 milhões na cotação atual. Além disso, a premiação por metas continua, conforme ocorreu na época de Jorge Jesus.

Embora algumas pendências contratuais tenham impedido a oficialização, o ex-auxiliar de Pep Guardiola já estava acertado no clube desde o começo da semana. Dessa forma, com as questões burocráticas resolvidas, o anúncio foi feito pelas redes sociais do Rubro-Negro nesta tarde.

O TÉCNICO

Domènec Torrent Font, de apelido Dome, teve sua primeira passagem como treinador na era pós-auxiliar de Guardiola no New York City FC, da MLS, entre 2018 e 2019. Antes de trabalhar com o técnico, passou pelo Palamós, Palafrugell e Girona, equipes da Catalunha. Ao lado do multi-campeão espanhol, trabalhou no Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City.

Comandou o time estadunidense em 60 jogos, sendo 29 vitórias, 15 empates e 16 derrotas. A equipe balançou as redes 104 vezes, com média de 1,79 gols por partida, enquanto foi vazada em 76 oportunidades (cerca de 1,27 gols sofridos por confronto).

Em uma semana de conversa com a diretoria, o interesse de Torrent em treinar o clube carioca chamou a atenção. O próprio afirmou que acompanha o Rubro-Negro e que este é “um dos maiores ao redor do mundo”, em entrevista ao jornalista italiano Gianluca Di Marzio:

“Eu gosto de me manter atualizado sobre o futebol ao redor do mundo. Então, vi muitas partidas do Campeonato Brasileiro no último ano. Conheço perfeitamente a equipe que eles (Flamengo) têm. (…)A minha prioridade é treinar um grande clube. O Flamengo é um dos maiores ao redor do mundo”, declarou o técnico.

Marcos Braz fez o primeiro contato, por telefone. Já na última terça-feira (28), a negociação teve início, com a presença do diretor Bruno Spindel e do empresário Carlos Leite. Para compor a comissão técnica, Dome trará Jordi Guerrero como auxiliar técnico, Jorde Gris, analista de desempenho, e um preparador físico.

 

VIAGEM À EUROPA

Marcos Braz e Bruno Spindel, vice-presidente de futebol da equipe carioca e diretor executivo da pasta, estão na Europa desde o começo do mês, em busca de um novo treinador para o Flamengo. Para isso, a dupla se reuniu com Fernando Hierro e os portugueses Carlos Carvalhal e José Peseiro.

Sem abrir mão do modelo de ataque já instalado no clube, o catalão mostrou maior vontade em participar do projeto Rubro-Negro, uma vez que o esquema tático mais utilizado pelo técnico é o 4-3-3 ofensivo.

Neste momento, a expectativa é que todos os envolvidos viajem para o Brasil neste final de semana, após a situação trabalhista e os demais trâmites serem legalizados. Assim, o espanhol terá apenas sete dias para conhecer o elenco de perto até o começo do Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG em 9 de agosto.

Foto destaque: Divulgação/Instagram/Flamengo

Luma Lane Rodrigues
Meu nome é Luma Lane. Tenho 18 anos, sou da cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro e estou cursando o segundo período de jornalismo no UBM - Centro Universitário de Barra Mansa. Sempre fui apaixonada na área - em especial no jornalismo esportivo - e entrar para a faculdade me deu ainda mais certeza de que esse é o meu sonho. Gosto bastante de fotografar, ouvir músicas, ler e escrever. Considero o ramo extremamente importante e necessário, pelo contato com o público e por ter a transmissão da verdade como pilar principal. Nesse sentido, meu objetivo é conhecer diferentes culturas, esportes e pessoas, para contribuir de forma cada vez mais eficaz ao mundo. Nesta que é a minha primeira experiência profissional, espero colaborar com meus textos para o crescimento da plataforma, além de aprender com as técnicas do site para evoluir na carreira.

Artigos Relacionados