Há quem acredite que desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em formato de pontos corridos, as últimas rodadas tenham perdido a emoção. Mas para os torcedores de Grêmio e Corinthians, há muito há em jogo na ultima rodada. A partida acontece neste domingo (2), a partir das 17h (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Enquanto o Corinthians ocupa a 12ª posição e busca uma importante vaga à Copa Sul-Americana, o Grêmio, empatado em pontos com o São Paulo, quer garantir um inicio de ano tranquilo ao garantir a classificação à fase de grupos da Libertadores de 2019.

GRÊMIO

A vitória sobre o Timão já garante a equipe na quarta posição e classificação direta à Libertadores no ano que vem. Mas se empatar ou perder vai depender exclusivamente do resultado da partida entre São Paulo e Chapecoense, que acontece simultaneamente.

Para hoje, desfalque de Jean Pyerre, lesionado, e de Geromel, suspenso. E, como de costume, a escalação oficial só é anunciada minutos antes da partida, mas é provável que Cícero entre no lugar de Jean Pyerre, apesar de Douglas também ser uma possibilidade. 

Provável Escalação: Paulo Victor, Leonardo(Leo Moura), Kannemann, Marcelo Oliveira e Bruno Cortez; Michel, Maicon, Ramiro(Alisson) e Jean Pyerre; Everton e Jael. Técnico: Renato Gaúcho.

CORINTHIANS

É fato que, o Timão tem muito mais a se preocupar, caso não vença estará fora de qualquer partida internacional no ano que vem,  o que pode implicar diretamente em sua bilheteria, ou seja, prejuízo financeiro.

Além disso, em caso de derrota o time corre o risco de ser ultrapassado e depender de um título do Atlético-PR na final da atual edição da Sul-Americana.

Contudo, se passar pelo tricolor porto-alegrense, o timão garante cerca de U$250 mil, valor pago pela Comenbol aos times que jogam a primeira fase da competição.  Além disso, o “prize money” pago pela CBF ao 12º colocado da tabela, seria de mais de R$1 milhão de reais. Ou seja, em caso de vitória o Clube do Parque São Jorge garante R$1,22 milhão nas contas apenas nesta ultima rodada.

Para o confronto de hoje, o Corinthians conta apenas com uma alteração no elenco. O primeiro volante Ralf está suspenso por conta de terceiro cartão amarelo e quem assume a titularidade é Gabriel. Portanto, a formação deve se manter a mesma da 37ª rodada.

A dúvida quanto a presença de Fagner é justificada por conta do jogador ter demonstrado fisico durante os treinamentos  da semana. caso o jogador seja poupado deve ser substituído por Leo Santos. Quem provavelmente assume o lugar de Leo Santos é Pedro Henrique.

Provável Escalação: Cássio, Fagner(Leo Santos), Leo Santos(Pedro Henrique), Henrique e Carlos Augusto; Gabriel e Thiaguinho; Pedrinho; Jadson e Matheus Vital; Romero. Técnico: Jair Ventura Filho.

RETROSPECTO

Os times já se enfrentaram 60 vezes pelo Brasileirão. Após vitória do Grêmio por 1 x 0 no primeiro turno, soma um total de 27 vitórias, contra 20 do Corinthians e 13 empates.

Alexsander Vieira
https://bit.ly/3nAiB4l

Artigos Relacionados