Neste sábado (22), o Grêmio venceu o Atlético-MG por 1 a 0, na Arena, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Estreante e aposta do técnico Renato Gaúcho, o volante Ronald Falkoski viveu noite mágica e inesquecível. O jovem de 20 anos, cria da base do Tricolor, marcou o gol que deu o triunfo ao clube gaúcho.
Logo aos dez minutos do primeiro tempo, em cobrança de escanteio precisa de Cristaldo, Ronald se desvencilhou da marcação atleticana e testou para o fundo das redes de Everson. A comemoração efusiva após o gol ilustrou o quão especial representou o momento para o camisa 35.
Com a vitória sobre o Galo, o Grêmio de Ronald chegou aos 29 pontos, ultrapassou o Flamengo e subiu para a segunda colocação do Brasileirão. Líder do certame, o Botafogo tem 39 e entra em campo neste domingo (23), contra o Santos.
Índice
Trajetória de Ronald nas categorias de base
Revelado pelo Grêmio, Ronald defende o Imortal desde 2010. Com passagens pela seleção brasileira sub-15 e sub-18, o volante recentemente representou a equipe no Sul-Americano e no Mundial Sub-20, ambas competições realizadas neste ano.
Em fevereiro de 2023, Ronald fez parte do elenco brasileiro que venceu o Sul-Americano sub-20. No torneio disputado na Colômbia, o cria do Grêmio atuou nas nove partidas da Seleção, saindo do banco de reservas em oito oportunidades. Marcou dois gols e foi um dos principais destaques do plantel comandado por Ramon Menezes. Já no Mundial da categoria, entrou em campo três vezes.
Em virtude das boas atuações na base do clube e da Seleção, Ronald foi promovido ao elenco principal do Grêmio em abril deste ano. O volante vinha sendo relacionado para alguns jogos, porém não saiu do banco de reservas. Até este sábado (22). Seguro no meio-campo tricolor diante do Atlético-MG, a joia gremista aos poucos vai mostrando suas virtudes e se credencia como mais uma opção para Renato Gaúcho.
Ronald recebe sondagens da Europa e dos EUA
Ronald tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2025 e uma multa rescisória no valor de 80 milhões de euros (aproximadamente R$ 446 milhões). Segundo informações do ‘UOL', nos últimos dias o jogador recebeu sondagens de clubes da Europa e dos Estados Unidos.
Equipes da Itália, Espanha e Inglaterra teriam colhido informações sobre o jovem, que também despertou o interesse da MLS (Liga de Futebol dos Estados Unidos), do futebol russo e polonês. Até o momento, o Grêmio não recebeu nada de oficial e por isso conta com o atleta para a sequência da temporada.
Qual o próximo jogo do Grêmio?
Com Ronald à disposição, o Grêmio agora vira a chave e passa a focar as atenções na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (26), a partir das 21h30 (horário de Brasília), o Tricolor enfrenta o Flamengo na Arena, em duelo válido pela ida das semifinais do mata-mata nacional.