Em reta final de Série B, o Grêmio acabou sofrendo uma grave penalidade pelo STJD. O clube foi julgado por conta de uma briga entre torcedores do próprio Tricolor, na partida contra o Cruzeiro, pela 25ª rodada.
A sentença foi dada na última terça-feira (20), antes da partida contra o Sport. A punição previa que o Grêmio perderia três mandos de campo e ter de pagar uma multa de 100 mil reais. Na ocasião, os Gremistas disseram que iriam recorrer da decisão, e assim fizeram.
O que diz a defesa do Grêmio
O departamento jurídico do Tricolor Gaúcho colaborou para localizar e identificar os torcedores que estavam envolvidos na briga, utilizando as imagens das câmeras de segurança da Arena. Esse é um dos trunfos que a defesa jurídica do Grêmio apresentará ao STJD e torcem para que esse ato seja considerado para, no mínimo, amenizar a punição.
“Efetivamente foi uma situação que entendo que o Grêmio não teve valorizada sua situação de ter feito praticamente 21 ou 22 denúncias. O Grêmio buscou esses torcedores que criaram o problema e notificou isso no processo. O que aconteceu foi que foi um acumulado de situações anteriores que o tribunal entendeu não excluir a responsabilidade do clube” – falou Romildo Bolzan Júnior, presidente do time gaúcho.
Além disso, os gaúchos acreditam em mais um ponto para reverter a situação: a punição não foi decretada de forma unânime. Segundo o ge, ela foi aprovada por três votos a dois, dentre os auditores da Segunda Comissão Disciplinar.
Resta aguardar se o STJD aceitará o efeito suspensivo, até um novo julgamento. Se for aceito, as três partidas poderão ser disputadas novamente na Arena. Caso contrário, o Tricolor precisará achar outro local para mandar seus últimos jogos como mandante nessa Série B.
E agora?
Enquanto espera a decisão do julgamento, o Grêmio foca na preparação para encarar o Sampaio Corrêa apenas na próxima sexta-feira (30), pela rodada 32 da Série B.
Foto de destaque: Lucas Uebel/Grêmio


