Neste domingo (29), ocorreu o embate entre Goiás x Vila Nova em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Goiano 2023. Apesar de ter tido um jogador expulso logo na primeira etapa, o Verdão conseguiu alcançar a vitória e acabar com a invencibilidade do Tigre.
Ainda no primeiro tempo, após uma cobrança de falta da linha intermediária, Felipe Ferreira marcou o único gol da partida, consagrando a vitória do time mandante.
Índice
Assista aos melhores momentos de Goiás x Vila Nova
1° tempo: Goiás tem jogador expulso, mas abre o placar
Inicialmente, cabe destacar que, apesar de ocuparem posições distintas na tabela, só um ponto separava os times. Além disso, o Vila Nova começou a partida como única equipe ainda sem perder no campeonato.
Aos 5′, Lourenço cobrou escanteio e Sousa cabeceou. Mesmo o lance tendo ido para fora, foi a primeira oportunidade da equipe visitante de abrir o placar.
Minutos depois, Diego Renan recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo. Isto porque o lateral cometeu falta perigosa em cima de Julián Palacios.
O lance criou muita polêmica e jogadores das duas equipes bateram boca antes da cobrança. Como punição, Ralf – do Tigre – e Bruno Melo também foram advertidos com cartão.
Quando o relógio marcava 10′, Lourenço sofreu uma falta. Ele mesmo realizou a cobrança, cruzando a bola com muita força na área e facilitando a defesa do goleiro.
Minutos depois, Palacios cruzou da esquerda para a área do Vila Nova, mas os defensores estavam atentos e Diego Renan tirou o lance de cabeça.
Nestes primeiros lances, ficou claro que as duas equipes estavam com dificuldades no que diz respeito ao número de passes certos. O que predominava era um jogo mais “bruto”, com muitas faltas cometidas por ambos os times. Prova disso é que, aos 22′, cinco cartões amarelos já tinham sido aplicados.
Antes da parada técnica para hidratação dos atletas, o Goiás começou a manter a bola por mais tempo no setor ofensivo. No retorno, as duas equipes começaram a pressionar para abrir o placar.
Aos 31′, Lourenço cobrou uma falta e lançou a bomba para a área do adversário. No entanto, Jordan tocou de cabeça, afastando a bola. No minuto seguinte, o Goiás respondeu. Diego Gonçalves tocou para Palacios, que bateu cruzado, mas não foi o suficiente para impedir o setor defensivo de afastar o lance.
Alguns instantes depois, o Verdão voltou a trazer perigo. Palacios passou a bola para Vinícius, que invadiu a área e bateu cruzado. Mais uma vez, Jordan conseguiu impedir o gol do time adversário.
Aos 36′, Yan Souto cometeu falta dura em Lourenço e recebeu o segundo cartão amarelo, culminando na sua expulsão da partida. A partir disso, o Vila Nova ficou com um jogador a mais.
Mesmo com a vantagem, o Tigre não conseguiu evitar que a equipe mandante abrisse o placar. Aos 43′, Felipe Ferreira, em uma cobrança de falta, lançou uma bomba e marcou um golaço.
Assim, a primeira etapa foi encerrada com uma vitória parcial do Goiás por 1×0.
2° Tempo: Goiás mantém o placar da primeira etapa
Para iniciar a segunda etapa do jogo, ambas as equipes trouxeram modificações. Pelo Goiás, Nicolas saiu para a entrada de Willian Oliveira. A substituição de um atacante por um volante demonstrava que o Verdão estava bastante decidido a manter o placar.
Já pelo Vila Nova, Diego Renan e Ralf foram substituídos por Rodrigo Gelado e Vinícius Leite. As mudanças foram realizadas considerando que os atletas já possuíam um cartão amarelo e Claudinei não iria arriscar em mantê-los em campo.
No primeiro minuto do segundo tempo, após uma cobrança de escanteio, Parede dominou e chutou com desvio, mas o lance foi para fora.
Em seguida, depois de mais um escanteio, Tadeu sai mal e Neto Pessoa aproveitou para cabecear, mas o lance foi por cima. Ademais, Lourenço ainda tentou um chute de fora da área, mas a bola passou à direita da trave.
No lance seguinte, o Goiás finalmente respondeu. Palacios arriscou também de fora da área. Vanderlei precisou fazer a defesa no canto esquerdo.
Aos 13′, Jordan cometeu falta em cima de Palacios, bem perto da área. Logo, era uma boa chance para o time mandante ampliar o placar. Diego Gonçalves foi o responsável pela cobrança, mas mandou pela linha de fundo.
Quatro minutos depois, mais uma falta perigosa. Dessa vez, em favor do Vila Nova. Lourenço foi derrubado na entrada da área. No lance, Marlone cobrou batendo no ângulo, mas Tadeu defendeu.
Depois disso, o jogo deu uma esfriada. Assim, só aos 38′ houve mais um lance de perigo. Neto Pessoa bateu de esquerda na bola e chegou muito próximo do gol.
No último minuto do tempo regulamentar, Jordan foi expulso da partida. O zagueiro cometeu uma falta dura para cima de Wendell. Assim, além de não evitar a derrota, o jogador ainda desfalca a equipe na próxima rodada.
VITÓRIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ESMERALDINAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
VENCEMOS O VILA NOVA POR 1×0, COM GOL DO FELIPE FERREIRA. #GOIxVIL#CampeonatoGoiano pic.twitter.com/Hr5MaoroGF
— Goiás Esporte Clube (@goiasoficial) January 29, 2023
Goiás x Vila Nova – E agora?
Com essa vitória, o Goiás chegou aos 11 pontos e chegou à 3ª colocação da tabela do Campeonato Goiano 2023. A próxima partida do Verdão é na quarta-feira (01) às 15:30h (horário de Brasília). O embate será o clássico contra o Inhumas, fora de casa.
Por outro lado, o Vila Nova continua com 9 pontos e ocupa a 6ª posição. O próximo embate do Tigre ocorrerá no mesmo dia, às 19:30h (horário de Brasília), contra o Grêmio Anápolis.
Foto destaque: Gazeta Esportiva / Divulgação