Giuliano Galoppo, de incerteza em janeiro para artilheiro do estadual em fevereiro

Contratado na metade de 2022, Giuliano Galoppo foi o  jogador mais caro que o São Paulo abriu os cofres para contar em seu elenco.  O jovem ofensivo de apenas 23 anos de idade, chegou ao time tricolor com status, já que no Banfield, clube da Argentina, o atleta se destacou positivamente, no qual acabou despertando os olhares da comissão técnico comandada por Rogério Ceni. Por isso, pensando em um jogador mais leve a diretoria da equipe rapidamente iniciou as conversas com o time argentino para fechar com o jogador.

Sendo assim, o atleta desembarcou na capital paulista custando ao São Paulo custando 8 milhões de euros (cerca de R$ 41,7 milhões). Entretanto, na época surgiu que o time brasileiro teria pago pelo atleta apenas 4 milhões de euros. Contudo, como a negociação e a forma de pagamento foi feita via criptomoedas, o valor foi o dobro do qual o time anunciou publicamente.

Contudo, a negociação foi acertada dessa forma, oficializando a maior contratação do jogador. No entanto, o jogador custou a engrenar com a camisa do São Paulo. Na temporada passada, Giuliano foi pouco utilizado como titular por Rogério Ceni, além disso, em algumas partidas que entrou, acabou não rendendo o esperado, principalmente pelo valor pago em sua contratação.  Por isso, uma parte da torcida do São Paulo começou a contestar mais uma contratação que não deu certo no clube. Porém, na reta final, Galoppo começou a ser mais utilizado, ajudando principalmente com o gol de pênalti na vitória diante do Atlético-GO nas semifinais da Copa do Brasil.

Galoppo comemora gol marcado que deu vaga na final da Sudamericana (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Galoppo comemora gol marcado que deu vaga na final da Sudamericana (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Reviravolta argentina em 2023

No ano de 2023, o jogador começou se destacando nos treinamentos, mas inicialmente não começou sendo utilizado por Rogério Ceni. Inclusive, chegou até a não ser relacionado  pelo treinador na derrota diante do Corinthians, em pleno estádio do Morumbi, decisão essa que o treinador foi muito criticado, tanto por sua torcida, quanto por parte da imprensa.

Entretanto, conforme os jogos foram passando, O São Paulo começou a sofrer com lesões. Por isso, a ausência do jogador começou a ficar insustentável. Vale ressaltar, que por conta do limite de estrangeiros ser de até cinco jogadores, o atleta vinha ficando de fora por isso, mesmo sendo destaque do São Paulo. Porém, com as lesões, Rogério passou a utilizar mais o jogador, que por sua vez, respondeu dentro de campo positivamente.

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Artilheiro do São Paulo e do Paulistão

Por sua vez,  Galoppo tornou-se o artilheiro do São Paulo na temporada e no Campeonato Paulista com sete gols marcados. O jogador vem conseguindo se firmar cada vez mais entre os titulares,  recebendo elogios de seus companheiros e da comissão técnica. Na saída do jogo diante do São Bento, onde o argentino marcou o primeiro gol. o camisa 14 falou sobre  seu momento no clube.

“Os objetivos são gerais, não individuais. Quero ganhar algo pelo clube. A atuação individual soma para a atuação coletiva. Estamos trabalhando da melhor maneira, queremos coisas importantes. Estou contente por isso e pela vitória da equipe”

Além disso, Galoppo falou sobre a versatilidade que é atuar pelo São Paulo, principalmente para atender aquilo que Rogério Ceni pede dentro de campo;

Tema de posição é relativo. Todo mundo sabe que jogo no meio-campo, mas é bom dar opções para o treinador e jogar mais no ataque. Acho que joguem em todas no ataque. Enquanto for positivo para o grupo, será bem-vindo qualquer posição

Raphael Almeida

Raphael Almeida

Raphael Almeida, jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista esportivo, além de redator esportivo. Passei por Premier League Brasil, Minha Torcida, SPFC 24 horas e Rádio Poliesportiva. Apaixonado por futebol e fã de NBA. Torcedor do Porto de Portugal e do Boston Celtics.