O narrador da Rede Globo, Galvão Bueno, criticou a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O jornalista fez um discurso longo e apontou diversos erros do Brasil durante o torneio, principalmente na derrota para Croácia. Para o narrador, o time não se apresentou de forma tão convincente e as melhores apresentações foram apenas durante minutos:
“A seleção brasileira não fez uma grande Copa. Assim como não tinha feito uma grande Copa em 2018. Tá bom, teve alguns momentos. Uma parte do jogo contra a Sérvia e o primeiro tempo contra a Coreia. E só. E aí chega o jogo contra a Croácia, aquele das quartas de final, que atormenta o futebol brasileiro faz tempo. Aquele que quem perde, volta para casa.
O Brasil teoricamente era superior, mas joga um primeiro tempo horroroso. No segundo, melhorou. E até teve oportunidades de gol. Podia ter definido no tempo normal. Então era um jogo que não era para perder.
Vem a prorrogação que pesa mais. O Brasil faz um lindo gol com Neymar. E aí só pode existir um pensamento: “acabou o jogo”. Se fecha, não dá espaço, faz a falta, fura a bola. Mas não. Tomar um gol de contra-ataque faltando quatro minutos para a classificação é inadmissível. Por que os homens de marcação do meio-campo estavam lá no ataque? Por que Casemiro não fez a falta em Modric? Por que todos correram para trás, deixando espaço livre para os croatas? Fazer falta, e até ser expulso, faz parte do jogo. Mas cadê a iniciativa?”
Galvão fala dos pênaltis
O narrador também criticou a disputa de pênaltis, com duas cobranças perdidas pelos jogadores brasileiros. Para Galvão, faltou liderança e postura dos jogadores mais velhos, ao deixarem jovens como Rodrygo e Pedro baterem:
“E aí vem a explicação de tudo. Copa do Mundo é diferente. Não basta dizer: “temos um grupo habilidoso, unido, veteranos e meninos”. Faltou o mais importante: liderança, dentro e fora de campo. A vida segue, mas não era para ter perdido”.
Foto destaque: Reprodução/CBF


