Após tropeçar na rodada anterior em clássico contra o América-MG, o Galo encara o Atlético-GO neste domingo (4). A saber, o duelo é válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2022 e coloca frente à frente times em situações distintas na competição. Apesar de jogar fora de casa, o Atlético-MG precisa do saldo positivo para sonhar ainda mais com a classificação para a Libertadores da América 2023.
A princípio, a bola rola a partir das 18h (horário de Brasília), no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Assim sendo, as equipes chegam para o duelo com retrospectos parecidos na competição. Enquanto o Dragão não vence há quatro rodadas, o Galo vem de uma derrota e um empate nos últimos dois jogos, respectivamente.
Ainda, os times estão em situação bastante distintas na tabela de classificação. Isto porque o Atlético-GO é o atual vice-lanterna, na 19ª posição, com 22 pontos ganhos. Aliás, o Dragão precisa da vitória para escapar do Z-4. Por sua vez, o Galo esta estacionado em 7º lugar, com 36 pontos. Somente uma vitória pode manter vivo o sonho de disputar a Libertadores 2023 para o alvinegro mineiro.
Como chegam as equipes
De início, dos últimos cinco jogos disputados pelo Brasileirão entre as equipes, o Atlético-GO venceu apenas um. A saber, a vitória aconteceu na 27ª rodada da competição do ano passado, quando o Dragão bateu o Galo, por 2 x 1.
Desta forma, no primeiro turno de 2022, o Atlético-MG levou a melhor no Mineirão, e venceu o adversário, por 2 x 0, em jogo válido pela 6ª rodada do Brasileirão. Agora, fora de casa, o alvinegro mineiro tem a missão de conseguir o saldo positivo e deixar de vez o momento instável.
Além do mais, o Galo venceu apenas um dos últimos cinco jogos pelo Brasileirão. Portanto, a pressão pela vitória é tamanha. Isto porque o time disputa apenas o Campeonato Brasileiro, após ser eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil.
Por sua vez, o Dragão chega embalado, depois da vitória no meio de semana, na disputa da Sul-Americana. A saber, o Atlético-GO venceu o São Paulo, por 3 x 1, no jogo de ida da semifinal. Semelhantemente ao adversário deste domingo, o time goiano também venceu apenas um duelo nas cinco rodadas anteriores na competição nacional.
Portanto, para encarar os mineiros nesta noite, o técnico recém-contratado Eduardo Baptista deve promover mudanças na equipe em busca do saldo positivo para não se complicar ainda mais na competição.
Provável escalação do Galo
Na tarde deste sábado (3), o Atlético-MG divulgou a lista de relacionados para o confronto. Confira:
https://twitter.com/Atletico/status/1566169166276546561
Assim sendo, durante a semana de preparação, o técnico Cuca propôs algumas mudanças táticas no time. Posto que enfrentará alguns desfalques para o compromisso deste domingo.
A saber, o time terá as ausências do zagueiro Igor Rabello, que sofreu uma lesão muscular e, também, o meia-atacante Pedrinho, também lesionado. Bem como o defensor Junior Alonso e o volante Allan, ambos suspensos com o terceiro cartão amarelo.
Nesse sentido, o treinador terá algumas opções, testadas durante treinamento no meio da semana. Portanto, na zaga pode aparecer Jemerson, que ainda não atuou desde seu retorno ao alvinegro. Um pouco mais à frente, Réver pode pintar como um volante, função testada antes. Assim também, ele deve entrar no lugar de Alonso.
Contudo, para suprir a ausência de Allan, Nacho Fernández e Jair são os nomes mais cogitados. Por outro lado, a principal novidade na lista de relacionados para a partida é o retorno do atacante Eduardo Sasha. Assim, após ficar de fora dos últimos três jogos, o argentino volta a constar como opção, ao menos, para o banco de reservas.
Ademais, o time tem alguns jogadores pendurados com o segundo cartão amarelo. São eles: Éverson, Mariano e Rubens. Portanto, a provável escalação do Galo deve ser: Éverson; Mariano, Nathan Silva, Jemerson e Guilherme Arana; Réver e Nacho Fernández; Jair e Keno; Hulk.
Por último, a partida terá transmissão através do canal pago Premiere.
Foto destaque: Reprodução / Twitter Atlético