Fluminense enfrenta Vasco no Nilton Santos, onde não perde para o rival há oito anos

Fluminense não é derrotado pelo Vasco no Nilton Santos desde 2015, e, ao todo, mantém invencibilidade de oito jogos no clássico

Demorou, mas o martelo foi batido. Com São Januário interditado e o Maracanã fechado para obras, o clássico entre Fluminense e Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 16/09 (sábado), será no Estádio Nilton Santos. Mandante, o Cruz-Maltino não vence o Tricolor por lá desde 2015.

De lá para cá, foram apenas quatro jogos, com três vitórias do Flu e um empate. A última vitória do Vasco foi no Campeonato Carioca de 2015, por 1 a 0, gol do zagueiro Luan. O Tricolor usava time misto e perdeu para a equipe então comandada por Doriva, que conquistaria a competição naquele ano.

Ao todo, foram 15 partidas, e o time das Laranjeiras também leva a melhor. São seis vitórias tricolores e quatro empates, contra quatro triunfos vascaínos.

O histórico do confronto, entretanto, é favorável ao Vasco. São 389 jogos, com 152 vitórias do Cruz-Maltino contra 123 do Fluminense, além de 114 empates.

No Nilton Santos, o Fluminense conquistou o Campeonato Brasileiro por duas vezes, em 2010 e 2012, além do Campeonato Carioca também em 2012. O Vasco é o único grande da cidade que não foi campeão no estádio inaugurado em 2007 para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Fluminense não perde para o Vasco desde 2019

Além do histórico no Engenhão, o que também pesa a favor do Fluminense é um jejum de vitórias do rival no clássico. Desde 2019 que o Tricolor não é derrotado pelo Cruz-Maltino.

São apenas oito jogos, já que o Vasco esteve na Série B em 2021 e 2022, e, portanto, os anos não tiveram confrontos para além dos embates no Estadual. Ainda assim, é uma das maiores sequências invictas do Flu no clássico.

A maior aconteceu entre 1969 e 1971, quando o Fluminense ficou 13 jogos sem perder do Vasco — oito vitórias e cinco empates.

Curiosamente, a sequência invicta atual do Flu veio logo depois da maior invencibilidade vascaína no clássico. Foram 10 jogos sem que o Tricolor batesse o Cruz-Maltino, com sete vitórias e três empates do Vasco de 2017 a 2019.

Caio Blois

Caio Blois