Com a vitória sobre o Ceará, na última segunda-feira (31), o Fluminense garantiu vaga na Libertadores de 2023. Ao passo que, com o empate entre São Paulo x Atlético-MG, o Tricolor está já na fase de grupos da competição continental. Visto que a equipe está confirmada entre os seis primeiros colocados do Brasileirão, que garantem vaga direta. A saber, a confirmação veio faltando três rodadas para o fim do campeonato.
Mesmo que o sorteio dos grupos ainda não tenha acontecido, as fases da Libertadores 2023 já estão com as datas definidas. Dessa maneira, a fase de grupos vai acontecer do dia 5 de abril a 28 de junho. Ao passo que a grande final será em 11 de novembro.
https://twitter.com/FluminenseFC/status/1587633625163407360
Índice
Fluminense disputará a Libertadores pela terceira vez consecutiva
Esta será a nona participação do Fluminense na Libertadores e a terceira consecutiva. Já que esteve presente nas edições de 2021 e 2022. A saber, em 2021, o Tricolor também foi direto para a fase de grupos e caiu no Grupo D, junto com River Plate, Santa Fe e Junior Barranquilla. Após terminar em 1º lugar, a equipe carioca passou pelo Cerro Porteño nas oitavas de final. Mas caiu diante do Barcelona de Guayaquil, nas quartas.
Já neste ano, o Fluminense começou sua participação mais cedo e se despediu de forma precoce também. A saber, a equipe entrou na 2ª fase da competição e o primeiro adversário foi o Millonarios. Com duas vitórias, por 2 x 1 e 2 x 0, o Tricolor avançou sem dificuldades. Mas, na 3ª, a última antes da fase de grupos, foi eliminado pelo Olimpia. A saber, os cariocas venceram o jogo de ida, por 3 x 1, mas perderam na volta, por 2 x 0. Ao passo que a disputa foi para os pênaltis e os paraguaios venceram, por 4 x 1.
Primeira vez que disputou três vezes seguidas foi entre 2011 e 2013
O Fluminense disputou a Libertadores por três anos seguidos pela primeira vez entre 2011 e 2013. Em 2011, no entanto, a equipe caiu nas oitavas de final, diante do Libertad. A saber, no jogo de ida, o Tricolor venceu, por 3 x 1. Mas, na volta, fora de casa, perdeu, por 3 x 0, e se despediu da competição.
Ao passo que, em 2012, a equipe carioca foi mais longe, até as quartas de final. Assim sendo, eliminou o Internacional, nas oitavas e, na fase seguinte, teve o Boca Juniors pela frente. Assim sendo, o Fluminense perdeu o jogo de ida, fora de casa, por 1 x 0. E na volta, as equipes empataram, em 1 x 1, dando a vaga aos argentinos. Aliás, foi uma espécie de revanche. Visto que, em 2008, em sua melhor participação na Libertadores, o Fluminense eliminou a equipe argentina na semifinal.
Posteriormente, em 2013, o Fluminense também caiu nas quartas de final. A saber, após passar pela fase de grupos, enfrentou o Emelec nas oitavas. Assim sendo, após perder o jogo de ida, por 2 x 1, fora de casa, venceu na volta, por 2 x 0, e avançou. Mas, na sequência, foi eliminado pelo Olimpia. Já que empatou em casa, em 0 x 0, e perdeu fora, por 2 x 1.
Melhor participação tricolor foi em 2008
A melhor participação do Fluminense na Libertadores foi em 2008, quando ficou com o vice-campeonato. A saber, a equipe fez a melhor campanha da fase de grupos. Dessa forma, segundo as regras da época, ganhou o direito de decidir todas as fases em casa.
Assim sendo, nas oitavas de final, eliminou o Atlético Nacional com facilidade ao vencer os dois jogos, por 2 x 1 e 1 x 0. Posteriormente, teve o São Paulo pelo caminho. Após perder o jogo de ida, por 1 x 0, fora de casa, o Tricolor conquistou a vaga na próxima fase de forma épica, vencendo por 3 x 1, no Maracanã, com gol de Washington, também conhecido como Coração Valente, nos minutos finais.
Na semifinal, o Fluminense encarou o Boca Juniors. Assim sendo, após empate, em 2 x 2, na Argentina, o Tricolor venceu, por 3 x 1, no Maracanã. Por fim, na final, o adversário foi a LDU, que fez parte do mesmo grupo dos cariocas.
Assim, no jogo de ida, no Equador, o Fluminense perdeu, por 4 x 2. Ao passo que, na volta, no Maracanã, venceu, por 3 x 1, com direito a hat-trick de Thiago Neves. Dessa maneira, a decisão foi para os pênaltis e os equatorianos ficaram com o título ao vencerem, por 3 x 1.
Foto destaque: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC