Flamengo x Botafogo deve ter o mando de campo invertido

Antes de mais nada, acontecerá no próximo dia 8 de maio, o clássico entre Flamengo x Botafogo, pela 5ª rodada do Brasileirão 2022. Entretanto, a partida poderá se tornar Botafogo x Flamengo. Já que o clube rubro-negro pediu a inversão do mando de campo junto à CBF nesta terça-feira (26). Por outro lado, o Botafogo aceitou inverter o mando de campo para que o jogo seja realizado no Estádio Nilton Santos, no mesmo dia 8 de maio.

Maracanã fora

Em suma, o jogo seria realizado no Maracanã. Entretanto, o estádio estará fechado para troca do gramado, e não estará disponível no dia da partida. A previsão é de que o Maracanã fique indisponível entre os dias 5 e 16 de maio. Assim, a administradora do estádio informou em nota oficial que será realizada a troca para a grama de inverno. Vale lembrar que o fechamento do estádio também impedirá a realização de Fluminense x Athletico-PR no dia 15 de maio.

Justificativa do Flamengo e resposta do Botafogo

Uma opção para o Flamengo seria levar o jogo para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Contudo, a diretoria Rubro-Negra gostaria de manter o jogo na capital fluminense. Já que terá uma grande maratona de viagens, e seria mais desgaste ainda para a equipe viajar para a capital do país. Assim, o Flamengo solicitou à CBF a inversão do mando de campo, que poderia se solicitar até o próximo dia 28. Portanto, o jogo do turno seria no Estádio Nilton Santos e o jogo do returno, no Maracanã.

Apesar de a CBF não ter se manifestado, o próprio Botafogo já se pronunciou favorável à mudança de mando de campo. Em suma, o Glorioso avalia que a fase que vive o clube alvinegro é favorável. Portanto, poderia contar com casa cheia. Além disso, uma viagem para Brasília também não é vista com bons olhos pelo Botafogo. Desta forma, caso a partida continue no Rio de Janeiro, o Glorioso teria uma sequencia de quatro partidas em casa (Juventude, Flamengo, Ceilândia e Fortaleza).

Entretanto, existe um empecilho nesta história. A saber, o Flamengo quer uma divisão do estádio em 50%/50% (ou seja, o estádio dividido igualmente). Porém, o Botafogo não concorda e quer a divisão convencional de um jogo do Brasileirão 2022: 90% da carga de ingressos para o time da casa e 10% para a equipe visitante. Por fim, apenas a CBF pode autorizar ou não a inversão do mando de campo da partida entre Flamengo x Botafogo.

Foto Destaque: Vitor Silva/Botafogo

João Victor Freire
Alagoano, porém criado no Rio De Janeiro. 21 anos. Tenho pra mim que o Jornalismo é uma das profissões mais belas que existem, e é o que eu sei e gosto de fazer desde pequeno. E aliado a isso, tenho uma paixão por esportes.