Em 2023, o Flamengo perdeu absolutamente tudo o que disputou, o que gerou um ambiente de muita pressão. Os vice-campeonatos da Recopa Sul-Americana, do Campeonato Carioca, e da Supercopa do Brasil, além da não classificação do Mengão para as finais do Mundial de Clubes foram o estopim para uma crise no Rubro-Negro que parece não ter fim, mesmo o time vivendo o melhor momento na temporada, vindo de uma sequência de seis jogos sem perder, sendo três vitórias e três empates neste período, após a chegada de Jorge Sampaoli ao comando do time.
No momento de maior dificuldade, o técnico português Vítor Pereira, responsável por todas as grandes derrotas do time no início da temporada, foi demitido, e a missão de fazer o time do Flamengo vencer, e jogar melhor ficou nas mãos de Sampaoli, que embora tenha melhorado o desempenho do time, ainda sofre muito com o ambiente de pressão do início do ano, e também do clima interno que não é dos melhores, o que foi potencializado pelo episódio envolvendo Marinho. O atacante se recusou a viajar com o time para o Chile, para o confronto diante do Ñublense, e acabou multado, além de ter sido afastado do elenco.
Além destes problemas, o elenco tem sofrido muito com o desgaste físico dos jogos, e com o nível intenso dos treinamentos aplicados pelo treinador argentino, que desde a sua chegada ao time, tem cobrado muita intensidade dos atletas dentro de campo, e fora dele, o que tem causado certo desconforto no grupo. Portanto, para aparar algumas pontas soltas na relação entre a comissão técnica e os jogadores, uma reunião de todo o grupo e parte da diretoria foi realizada no Ninho do Urubu, para acertar detalhes e literalmente “lavar a roupa suja” às vésperas do clássico contra o Fluminense, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Reunião da diretoria do Flamengo com jogadores será em tom de amenizar o clima no vestiário e de unir grupo às vésperas de jogo decisivo contra o Fluminense.
Mensagem de respaldo irrestrito ao técnico Jorge Sampaoli será dada aos atletas.
A fase da equipe em campo também…
— Guilherme Silva (@gsilvajpan) May 30, 2023
Pontos discutidos entre jogadores do Flamengo e a comissão técnica
A conversa entre os atletas, comissão técnica e diretoria do Flamengo teve como principais objetivos, amenizar o clima tenso nos vestiários, unir mais o grupo de jogadores, dar o respaldo necessário ao treinador Jorge Sampaoli e debater soluções para melhorar o desempenho do time em campo. Além disso, a conversa também teve como finalidade esclarecer os acontecidos em relação à Marinho, e uma possível disputa interna envolvendo Gabigol e David Luiz, o que teria causado uma rachadura com dois diferentes grupos dentro do elenco flamenguista.
Em meio a esta situação adversa, o Flamengo está no final de sua preparação para o clássico diante do Fluminense, duelo que vale vaga para as quartas de final da Copa do Brasil. Após empate sem gols no jogo de ida, o time que vencer na volta vai se classificar para a próxima fase da competição. Em caso de mais um empate, a disputa será definida nas cobranças de penalidades máximas. A bola vai rolar no Estádio do Maracanã, nesta quinta-feira (1), às 20h (horário de Brasília).