Os jogos do Flamengo no retorno do Campeonato Carioca não terão transmissão pela TV ou pela internet. O clube ainda não entrou em acordo com a rede Globo para a venda dos direitos de suas partidas pela competição. No entanto, a negociação segue em andamento.
A Globo detém os direitos dos outros 11 times que disputam a fase principal do Carioca, mas não houve acerto com o clube Rubro-Negro. No último jogo do time antes da paralisação do torneio em razão da pandemia da Covid-19, a vitória sobre a .
https://www.instagram.com/p/B9uNn65A0P2/?utm_source=ig_web_copy_link
NOTA OFICIAL DA GLOBO EM RELAÇÃO AO ACORDO COM O FLAMENGO
Durante a paralisação as negociações continuaram, mas o Flamengo recusou a proposta feita pela Globo. Sendo assim, as conversas seguem em andamento. Veja na íntegra a nota divulgada pela emissora.
“Mesmo ainda sem clareza de quando o Campeonato Carioca volta aos campos, a Globo e Flamengo vêm tentando desde o mês passado chegar num acordo para a transmissão dos jogos restantes do clube no Estadual. No Carioca 2020 só tivemos uma exibição do Flamengo no jogo contra a Portuguesa. Já sem público antes da paralisação, quando fizemos uma permuta de direitos, sem custos envolvidos, em que Globo e Flamengo ofereceram a partida gratuitamente em suas plataformas digitais.
Desta vez, considerando o propósito mais amplo do que está sendo negociado. Principalmente, pela manifesta expectativa do Flamengo por um pagamento de direitos, a Globo evoluiu a proposta para um acordo financeiro para a exibição das partidas na TV aberta e PPV. Um grande esforço para a Globo, com o objetivo de oferecer ao torcedor flamenguista e carioca a possibilidade de acompanhar os jogos e atender expectativas do clube.
A proposta foi rejeitada pelo clube, exercendo seu legítimo direito de gerir seus ativos. Da mesma forma, a Globo avaliou as alternativas apresentadas pelo Flamengo. Ainda estamos longe de um acordo. Mas, seguimos confiantes que o clube verá o nosso esforço, nesse momento de dificuldade financeira para todo o mercado. Em tentar levar os jogos para os rubro-negros ávidos por ver seu time em campo.”
BOLSONARO DEFINE NOVA REGRA DE DIREITO DE TRANSMISSÃO
Por meio de medida provisória publicada nesta quinta-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro promoveu modificação na lei 9.615/1998, a lei Pelé, e definiu que o time de futebol mandante tem o direito de arena sobre a partida de futebol. Dessa forma, esse clube terá prerrogativa exclusiva de negociar os direitos de transmissão da partida.
Um dia após encontrar com dirigentes do Flamengo no Palácio do Planalto, Bolsonaro publicou a medida que favorece o time do Rio em suas negociações atuais com a Globo. Antes da medida provisória de Bolsonaro, a transmissão só poderia ser feita por uma emissora que tivesse concluído negociações com ambas as equipes envolvidas.
Medida Provisória publicada hj pelo Governo Federal muda MUITO a lógica da transmissão do futebol brasileiro. Clubes passam a ter direito de transmissão sobre os jogos que atuem como mandante, permitindo, entre outras coisas, mais autonomia na comercialização desses jogos. pic.twitter.com/u4TamPQZAf
— Guilherme Bellintani (@gcbellintani) June 18, 2020
Como Flamengo e Globo não chegaram a acordo sobre a transmissão do Estadual do Rio, o campeonato e os torcedores vinham sofrendo com o risco de falta de exibição. Agora, como os direitos ficam com o mandante, o Flamengo, por exemplo, poderá negociar com outra emissora os jogos no Maracanã (ou em outro local em que esteja recebendo as partidas). Nesse sentido, poderá também transmitir os jogos em alguma plataforma digital.
Na mesma medida provisória, o presidente também atingiu os sindicatos de jogadores de futebol. Antes dela, 5% da receita dos direitos de transmissão ficava com essas organizações. A partir da nova medida, serão divididos igualmente entre os jogadores da partida, sem mediação.
Foto Destaque: Divulgação / Twitter / Flamengo