O Flamengo é campeão brasileiro sub-20 de 2023. O Rubro-Negro bateu o Palmeiras nos pênaltis, por 3 a 2, após empate sem gols no tempo normal, e faturou o bicampeonato da competição — o segundo sobre o Alviverde. O jogo foi marcado por uma paradinha invalidada pela arbitragem e confusão no fim.
Pelo Flamengo, Diego, Rayan e Petterson marcaram, mas Lorran perdeu. O goleiro Dyogo foi o herói ao defender com os pés a cobrança de Allan. No fim, David, do Palmeiras, isolou e deu o título ao Rubro-Negro. Ian ainda teve seu pênalti invalidado por uma paradinha.
— Aqui é muito especial. A atmosfera é muito boa. Sempre temos o apoio forte da torcida. Hoje, tinha que ser dessa forma. O jogo foi muito difícil, todos tiveram oportunidade mas não conseguiram matar o jogo. Nós conseguimos converter as nossas cobranças, o Lorran deu um susto ali, mas conseguimos ser mais frios — declarou Mario Jorge, técnico do Flamengo, na saída de campo.
HONRANDO O MANTO DO MENGÃO! COM RAÇA E PAIXÃO! 🔴⚫️!!!
PARABÉNS #GAROTOSDONINHO!! VOCÊS SÃO BICAMPEÕES BRASILEIROS! pic.twitter.com/Sd10iZu1hL
— Flamengo (@Flamengo) September 7, 2023
Índice
Goleiros de Flamengo e Palmeiras são destaques
O placar em 0 a 0 não foi à toa. Diante de maioria da torcida rubro-negra no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, Flamengo e Palmeiras até criaram boas chances, mas pararam nos goleiros. Dyogo, pelo Fla, e Kaique, do Verdão, fizeram grande partida.
No primeiro tempo, o destaque ficou por conta do paredão alviverde, que garantiu que o placar não fosse alterado. Ele parou Lorran, craque do Flamengo, e Petterson, por duas vezes só nos primeiros 45 minutos.
Já a segunda etapa foi toda palmeirense. Depois de se defender nos primeiros 45 minutos, o time foi para o ataque e quase abriu o placar. A melhor chance foi de Ian, que voltaria a ser personagem do jogo durante os pênaltis. O fim do jogo foi marcado pelo cansaço, mas ainda assim, Lorran, novamente, quase deu o título ao Flamengo.
Palmeiras tem cobrança invalidada por paradinha
Uma das penalidades do Palmeiras não foi perdida, mas invalidada. O lateral Ian correu para a cobrança e, antes de bater na bola, mudou a passada e deu uma paradinha, que não pareceu proposital. Ainda assim, pela regra, o pênalti não valeu.
Ian recebeu cartão amarelo no lance por tentar ludibriar Dyogo, que apontou para a marca de cal ainda enquanto o jogador palmeirense rolava a bola para o gol.
Decisão gera confusão entre Flamengo e Palmeiras
Após a decisão correta da arbitragem, um princípio de confusão se formou no gramado do Raulino de Oliveira. Jogadores das duas equipes começaram um empurra-empurra.
A confusão foi apartada pelos árbitros assistentes. Membros da comissão técnica do Palmeiras foram expulsos pelo juiz antes das últimas quatro cobranças.