O ano de 2009 está marcado na história do Flamengo: tri campeão Carioca e Campeão Brasileiro. Além disso, tal façanha teve a contribuição de dois técnicos no comando do clube: Cuca e Andrade. Em primeiro plano, conquistou o torneio estadual. Por outro lado, o ex- jogador do Mengão, que já havia sido marcante no time com as vitórias na década de 80, levou o torneio nacional. No entanto, em entrevista ao ‘Fox Sports‘, o ex- volante do Mais Querido, Gonzalo Fierro, lembrou aquela temporada, e o por quê da saída de Cuca.
ENTREVISTA DE FIERRO AO FOX SPORTS
Em primeiro momento, Fierro relembrou o período em que precisou se adaptar ao futebol brasileiro e os costumes do país. No entanto, o trecho mais marcante foi o fato de descrever o fator da saída de Cuca, até então, técnico do Flamengo.
“Os quatros anos que estive, trabalhei sempre em silêncio, escutava mais. O idioma era mais difícil para mim para falar, me expressar. Me mantinha mais em silêncio. A relação é bem diferente em relação ao Chile em todos os aspectos. O que mais me surpreendeu foi que tinham técnicos que duravam cinco, seis partidas e saíam, eram mandados embora. No Chile não se demite constantemente. Os técnicos duram cinco, seis meses, um ano. No Brasil, se perde cinco, seis partidas, como nesse momento acontecia com o Cuca, é demitido. Os quatros anos que estive, passaram oito, nove técnicos no Flamengo. Era difícil o momento. A relação com os jogadores, como Bruno e Adriano, era porque o grupo era muito agregado, todos bem amigos. Então, de repente, Cuca queria fazer coisas e alguns não estavam de acordo.
Passou um pouco por isso a má relação. Agora, não quero dizer que é um mau técnico, porque ganhou a Libertadores por outro time brasileiro (Atlético-MG). Coincidiu que com alguns companheiros não se deu bem e a relação se desgastou. Quando a relação está desgastada entre jogador e corpo técnico, uma das partes tem que sair e, nesse caso, o técnico sempre é o mais prejudicado”, disse Fierro, elogiando as qualidades do técnico Andrade.
CAMPEÃO NO BRASILEIRÃO DE 2009, FIERRO ELOGIA O TÉCNICO ANDRADE
Em seguida, Fierro descreve a relação que teve com Andrade e o aprendizado que o técnico passou para ele e para o elenco.
“Andrade era muito humano, muito humilde. Se portou muito bom com todos. Foi ídolo, ganhou coisas quando era jogador do clube. Sabia o que estava enfrentando. Ganhou a confiança dos jogadores. Eu, pessoalmente, confiava muito nele e ele em mim. Isso ajuda no trabalho. Quando um processo começa, se dá valor no final. E isso foi visto no Andrade, que foi campeão brasileiro com o Flamengo depois de muito tempo”, completou.
Filho do ex-rubro-negro Gonzalo Fierro, o pequeno Benjamin é fanático pelo Mengão e ganhou o Manto Sagrado! pic.twitter.com/PolD5pAzlU
— Flamengo (@Flamengo) September 22, 2016
Foto Destaque: Reprodução/globoesporte.com