Campeonato Carioca Feminino

A FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) divulgou nesta quinta-feira (14) as datas dos jogos do Cariocão Feminino 2020/2021. Sendo assim, o campeonato está previsto para começar no dia 30 de janeiro e terminar no dia 27 de março – um dia antes do início do Brasileiro Feminino A1.

Ao todo, nove equipes compõem o grupo, e brigam por uma vaga no Brasileirão Feminino A2. São elas: Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, Portuguesa, Viva Rio/Pérolas Negras, Angra dos Reis, América e Boavista.

Vale lembrar que Flamengo e Botafogo já estão no Brasileirão A1. Ou seja, caso as equipes disputem a final, o terceiro colocado fica com a vaga no A2. Desse modo, os clubes competem apenas pelo título.

Clique aqui para visualizar as datas e os horários dos jogos.

FORMATO DO CAMPEONATO CARIOCA FEMININO

A FERJ dividiu a competição em três etapas: Fase classificatória ou “Taça Guanabara”, Semifinal e Final. Sendo assim, a primeira define os quatro times que irão se classificar para a próxima fase (1º x 4º e 2º x 3º) . Em seguida, os dois melhores disputarão a taça. A fim de organizar um campeonato seguro, a entidade definiu que todas as partidas serão com o portões fechados. Além disso, tanto as semifinais, quanto as finais serão disputadas em jogo único.

RETROSPECTO

A competição iniciou em 1983 e tem como maior campeão o Vasco, que soma nove títulos. No entanto, desde 2015, o Flamengo protagoniza: a equipe levantou a taça cinco vezes. Na última, ocorrida em 2019, o Mengão foi campeão em um FLAxFLU.

Foto destaque: Marcelo Cortes / Flamengo

Isabella Cunha
Sou de Belo Horizonte, tenho 22 anos, estudo jornalismo na PUC Minas, sou cartoleira e apaixonada por um time aí. Admiro a influência do futebol na vida das pessoas e, claro... na minha! Essa paixão me move, eu vivo por esse sentimento. E viverei. Tanto pessoalmente, como profissionalmente.

Artigos Relacionados