Favoritos a melhor técnico do Brasileirão Série A 2023

Inegavelmente, ser o melhor técnico do Brasileirão é difícil e ser treinador é uma profissão instável. A cobrança por resultados imediatos e a pressão por vitórias, mesmo com um calendário longo e, consequentemente, pouco tempo para preparação, faz com que muitos treinadores não tenham continuidade do seu trabalho.

Muito por isso, com apenas dois anos de trabalho no Palmeiras, Abel Ferreira é o técnico mais longevo da Série A. Mesmo assim, com o Brasileirão prestes a começar, o Futebol na Veia montou uma lista com os cinco candidatos a melhor técnico do Brasileirão.

Favoritos a melhor técnico do Brasileirão Série A 2023

Fernando Diniz (Fluminense)

Apontado como um dos mais promissores treinadores brasileiros da nova geração, Fernando Diniz divide opiniões. O pai do “Dinizismo“, como é conhecido seu estilo de jogo, que consiste em uma transição muito rápida e muita ofensividade, aos poucos, vai consolidando seu trabalho com títulos.

Em contrapartida, o treinador atraiu olhares no seu trabalho com Audax, de São Paulo. Depois disso, Diniz já passou por Athletico Paranaense, Fluminense, São Paulo, Santos e Vasco.

De volta ao Tricolor das Laranjeiras, o bom desempenho desde o final do Brasileirão de 2022 e o título estadual, contra o rival Flamengo, faz com que o clube esteja sendo projetado para brigar pelo título nacional. É visto com um provável candidato a melhor técnico do Brasileirão.

Abel Ferreira (Palmeiras)

Um dos gajos mais badalados no futebol brasileiro e sul-americano, Abel Ferreira é principal treinador do continente e, claro,  melhor técnico do Brasileirão. Desde que chegou ao Palmeiras, dominou as competições que disputou, tendo vencido Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e duas Copa Libertadores da América.

Dono de uma grande inteligência e vasto repertório de estratégias, o português ganhou tanto destaque que é tido como um dos principais nomes para assumir o cargo de treinador da Seleção Brasileira, depois da saída de Tite.

Nesta temporada, Abel comandou o Palmeiras em 18 oportunidades, vencendo 12 vezes, além de outros quatro empates e apenas duas derrotas. Seu time marcou 30 gols e sofreu 13 outros tentos. Ademais, o equipe do Palestra Itália foi campeão paulista, frente ao Água Santa.

Renato Portaluppi (Grêmio)

Marrento e emblemático, Renato Portaluppi tem tido algum destaque no cenário nacional nos últimos anos. Após quebrar o jejum de 15 anos no Grêmio, quando venceu a Copa do Brasil, em 2016, Renato venceu outros 8 títulos com o Tricolor, sendo uma Libertadores, no ano seguinte.

Além disso, foi um dos principais responsáveis por uma hegemonia estadual, com a conquista de cinco campeonatos gaúchos e ampla vantagem frente ao Internacional, no clássico Gre-nal.

Apesar da sua demissão, em 2020, Renato Gaúcho retornou ao Imortal ainda na disputa da Série B do ano passado e garantiu o acesso à elite nacional, terminando na 2ª posição. Agora, com reforços de peso, como Luís Suárez, o treinador tem fortes armas para brigar pelo topo da tabela na Série A e voltar a ser o melhor técnico do Brasileirão.

Em 2023, Renato esteve a frente do Grêmio 17 vezes. Foram 14 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O clube gaúcho marcou 36 gols e sofreu apenas 10. Essa campanha rendeu o título do Campeonato Gaúcho ao Tricolor, pela 6ª vez seguida.

Eduardo Coudet (Atlético-MG)

Apesar da instabilidade que cerca o comando técnico nos últimos dias, Eduardo Coudet ainda é treinador do Atlético-MG. O argentino chegou no começo da temporada e tem algumas divergências com a direção atleticana.

Com um estilo de jogo muito imponente, com muita pressão ao adversários, Coudet chegou ao Atlético depois de uma passagem pelo Celta de Vigo, da Espanha.

No Brasil, o treinador havia comandado o Internacional, em 2020, e pediu demissão em função das fortes cobranças ao seu trabalho. Naquele momento, o Colorado era líder do Campeonato Brasileiro e estava classificado na Libertadores e Copa do Brasil.

Eduardo Coudet comandou o Galo em 17 oportunidades, onde obteve 11 vitórias, quatro empates e duas derrotas. Esses números deram ao clube o título mineiro em 2023. Além disso, o Atlético marcou 28 gols e sofreu 12 tentos

Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza)

Um nome que não poderia ficar de fora desta lista de melhor técnico do Brasileirão é Juan Pablo Vojvoda. O argentino chegou ao Fortaleza em 2021 e, desde então, conquistou inúmeros recordes sob comando do Leão do Pici. 

Na última temporada, o clube ficou 14 rodadas na lanterna e outras seis na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, com uma campanha avassaladora no segundo turno, Vojvoda conquistou uma vaga para Pré-Libertadores e terminou o torneio em 8º lugar, com 54 pontos.

A reação entrou para a história dos pontos corridos, pois nunca um time virou o primeiro turno no Z-4 e permaneceu na Série A. Outro feito de Vojvoda foi conseguir uma vaga direta por um time do Nordeste para Libertadores, por meio dos pontos corridos, pela primeira vez na história. Naquela oportunidade, o clube chegou nas oitavas de final e acabou caindo para o Estudiantes-ARG.

Na atual temporada, o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda conquistou o Campeonato Cearense. Até aqui, foram 25 jogos, com 16 vitórias, três empates e seis derrotas. Foram 57 gols marcados e apenas 20 sofridos.

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.