Exclusiva com Lenny Lobato: brasileiro que caiu nas graças da torcida do Vélez Sarsfield

Surfista desde garoto, nascido em Búzios e fã de pagode. Quem diria que um jogador de futebol com esse perfil tão brasileiro tenha raízes argentinas e defende as cores do Vélez Sarsfield desde os 16 anos. Esse é Lenny Lobato, filho de pais vindos da Argentina, que ganhou esse nome inusitado devido ao humorista americano Lenny Bruce, do qual seu pai era fã.

Em uma conversa exclusiva com o Futebol na Veia, o ponta de 22 anos, também fã de rap nacional, contou como é o sentimento de atuar no país dos Hermanos, onde é o único atleta brasileiro na liga.

“É uma sensação diferente, porque, por mais que eu tenha raízes argentinas, com toda minha família daqui, eu nasci e cresci no Brasil. Quando se olha para o futebol argentino são poucos jogadores brasileiros que atuaram aqui nos últimos anos e, hoje em dia, acho que sou um dos únicos. Tem uma diferença. Sempre rola uma brincadeira de Brasil e Argentina, mas é muito leve e não senti nada negativo”, contou o jogador.

Desde os 2017 anos nas categorias de base do Vélez, o meia já tem uma identificação com o clube e passou pela mão de bons técnicos, como Gabriel Heinze, Julio Vaccari e Cacique Medina, ex-Internacional.

“É uma experiência incrível. Desde que cheguei no Vélez, tanto na categoria de base quanto no profissional, tive o prazer de ser treinado por grandes treinadores. Aprendi muito e aprendo hoje em dia com o Ricardo (Gareca, ex-Palmeiras)”, explicou.

Ricardo Gareca, treinador do Palmeiras em 2014 e no comando do Veléz desde março desse ano, deve observar o quanto a torcida argentina tem carinho por Lenny. Qualquer postagem do Fortin, como é conhecido o clube argentino, nas redes sociais, torcedores imploram nos comentários “deem mais minutos a Lenny”.

E o comandante peruano tem atendido aos pedidos da torcida. Nos três jogos sob seu comando, o brasileiro atuou saindo do banco de reservas, inclusive, dando uma assistência para gol na vitória do Vélez, por 4 x 0, em cima do Central Córdoba.

Cenário muito diferente do vivido anteriormente, quando jogou apenas duas vezes em 2022 pelo time profissional. O brasileiro vê o carinho da torcida e as oportunidades cedidas por Gareca como fruto do trabalho e do esforço diário que vem fazendo.

O carinho dá para sentir (da torcida). O pessoal (torcedores) mandam muita mensagens. Vejo nos comentários tanto das minhas fotos como nos posts do Velez. É um carinho muito lindo“, exaltou.

Futuro indefinido no Vélez

Apesar de ser uma grande promessa do clube, campeão do Campeonato Argentino sub-18 em 2019, o contrato de Lenny com o Vélez encerra em junho desse ano. Já à disposição para um possível pré-contrato, o jogador se mostra tranquilo e não quer pensar nisso no momento.

“Ainda não teve nenhum contato de renovação. Acredito que logo logo devem começar as conversas junto com meus empresários e o clube. Mas não estou pensando nisso agora”, finalizou.

O Vélez retorna a campo nesta sexta-feira (7) contra o Banfield, no Estádio José Amalfitani, pelo Campeonato Argentino. Ainda com o futuro indefinido, Lenny Lobato deverá iniciar no banco de reservar e provar-se nos minutos finais, caso Gareca lhe dê nova oportunidade.

Veja melhores momentos de Lenny Lobato com a camisa do Vélez

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.