Adversário do Red Bull Bragantino no Grupo C da Copa Sul-Americana, o Tacuary, do Paraguai, tem apostado na contratação de jogadores brasileiros para fortalecer seu plantel. Recém chegado ao clube, o atacante Edson Cariús, de 34 anos, é um dos brazucas do elenco, que ainda conta com Igor Ribeiro (zagueiro), Valdeci (meia) e Patryck Ferreira (atacante). Com passagens por equipes como Ferroviário, Fortaleza, Remo e Portuguesa-RJ, o experiente jogador concedeu entrevista exclusiva ao Futebol na Veia e revelou as expectativas para este novo desafio na carreira.
Perguntado sobre como foi o desenrolar das negociações com o Tacuary e quais as motivações que o fizeram aceitar o projeto do time paraguaio, Edson Cariús revelou já ter recebido proposta da equipe anteriormente, em 2022. O centroavante admitiu que a presença do clube na Sul-americana o balançou no momento da escolha.
“Eu já tinha recebido uma proposta do Tacuary ano passado, mas infelizmente acabamos não chegando a um acordo. Esse ano recebi novamente e acertamos. O que mais me motivou foi ver que o clube iria participar da pré Sul-Americana com grandes chances de entrar na fase de grupos. E como minha vida é movida a desafios, acabei aceitando esse grande desafio na minha carreira”.
El delantero Edson Carius es nuevo jugador del Tacuary FBC.
¡BIENVENIDO EDSON AL GIGANTE DE BARRIO JARA! pic.twitter.com/rBJkyG6FD0— Tacuary FBC – Prensa (@TacuaryOficial) March 2, 2023
Vale destacar que para chegar até a fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Tacuary eliminou o também paraguaio General Caballero na primeira fase, disputada na cidade de Assunção. Após empate em 2 x 2 nos 90 minutos, os Pumas (apelido do Tacuary) venceram por 4 x 2 nos pênaltis e garantiram a vaga.
Índice
Adaptação de Cariús
O Tacuary é o segundo clube fora do Brasil que Edson Cariús defende. No final de 2020, o atacante chegou a ser emprestado pelo Fortaleza ao Al-Jabalain, da Arábia Saudita. Sobre a adaptação ao novo time e país, o jogador disse estar sendo tranquila e fácil. Contudo, chamou atenção para as grandes diferenças do futebol paraguaio em comparação com o brasileiro.
“Tenho me adaptado facilmente. O clube conta com alguns outros brasileiros também e isso tem me ajudado bastante. O dia a dia nos treinamentos tem sido muito bom, todo mundo muito receptivo” , disse antes de apontar as primeiras impressões do futebol paraguaio.
“Sobre o futebol paraguaio é muita correria. Totalmente diferente do futebol brasileiro. Nós temos um futebol intenso, mas com muito toque de bola, mais cadenciado. Aqui não, é chutão e muita correria”.
Expectativa para Sul-Americana
Como citado, o Tacuary de Edson Cariús integra o Grupo C da Copa Sul-Americana. Além de Red Bull Bragantino, o Estudiantes, da Argentina, e o Oriente Petrolero, da Bolívia, completam a chave. Questionado sobre as expectativas e pretensões do clube paraguaio na competição continental, o centroavante brasileiro adotou tom bastante confiante.
“A expectativa é a melhor possível! Claro que sabemos que é uma competição extremamente difícil, mas estamos trabalhando para fazer uma boa Sul-Americana. Pretendemos ir longe no torneio. É tentar surpreender dentro do campeonato, fazer bons jogos sempre respeitando todos os adversários e buscando a cada partida fazer o nosso melhor. Mesmo sabendo que a competição é muito complicada e que estamos em um grupo difícil”.
Momento ruim do Tacuary
Último colocado do Campeonato Paraguaio (Apertura), o Tacuary vive momento delicado na temporada. Com apenas cinco pontos ganhos, sendo uma vitória, dois empates e sete derrotas no certame, os Pumas até o momento não se encontraram e sofrem rodada após rodada. Cariús admitiu a fase ruim, porém apontou os principais caminhos que a equipe deve seguir para tentar se recuperar.
“Estamos passando por um momento difícil dentro da competição, mas temos que ter tranquilidade para sairmos dessa situação. Muito trabalho e concentração nos jogos para que possamos dar a volta por cima e sair dessa zona incômoda.”
Jogos contra o Red Bull Bragantino
O Tacuary jogará duas partidas contra o Red Bull Bragantino no Grupo C da Copa Sul-Americana, uma no Paraguai e outra no Brasil. Sobre os confrontos, apesar de afirmar que as equipes brasileiras sempre serão favoritas nas competições que disputarem, Cariús pontuou que disciplina dentro de campo aliada ao fator torcida nas arquibancadas podem fazer a diferença contra o time de Bragança Paulista.
“Os brasileiros em qualquer competição que entram para participar sempre vão ser favoritos. Mesmo sabendo da dificuldade que é a competição, eles sempre vão ter esse favoritismo. Porém, com o apoio da nossa torcida e muita obediência nos jogos, esse favoritismo pode sim ser quebrado”.
El jueves 6 de abril recibimos a @RedBullBraga por la fecha 1 del Grupo C de la @Sudamericana
¡Te esperamos!#VamosTacua⚽💪🏼👏🏼 #ElGiganteDeBarrioJara #100PREContigo pic.twitter.com/iw7vTxRlhn
— Tacuary FBC – Prensa (@TacuaryOficial) April 1, 2023
Em jogo válido pela 1ª rodada do Grupo C, Tacuary x Red Bull Bragantino duelam na noite da próxima quinta-feira (6), a partir das 21h (horário de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Em busca de seu primeiro gol com a camisa do time paraguaio, Edson Cariús deve começar jogando diante do Massa Bruta. Até o momento, o experiente centroavante atuou em cinco jogos pelo novo clube e deu uma assistência.
Foto destaque: divulgação/Tacuary