Estádio Mário Filho, o Maracanã, completa 70 anos

Palco de muitos momentos incríveis do futebol mundial, o Maracanã completa, nesta terça-feira (16), 70 anos de história. Digno de diversas homenagens, o Maraca faz parte da vida de muitos brasileiros que são ligados ao esporte. Portanto, nada mais justo que passear um pouco pela trajetória do estádio que é um grande protagonista do mundo esportivo.

Inaugurado em 16 de junho de 1950, o estádio recebe o nome de Mário Filho, jornalista e escritor brasileiro. No entanto, é mais conhecido como Maracanã, ou simplesmente Maraca. Logo no ano de sua estreia, já foi palco para a final da Copa do Mundo de 1950, entre Brasil e Uruguai, com o placar de 2 x 1 para os uruguaios, que se consagraram campeões na frente do maior público da história do futebol brasileiro. Desde então, o Maraca vem colecionando momentos.

https://www.instagram.com/p/CBeudyzFyEP/

Conhecido como maior do mundo, isso porque já teve capacidade para aproximadamente 200 mil pessoas, o Maracanã já viu de pertinho alguns seus conterrâneos se consagrarem campeões nacionais pela primeira vez. conquistaram seus primeiros títulos do Campeonato Brasileiro dentro do Maraca. Além disso, o estádio também foi palco de outro grande marco do futebol brasileiro: o milésimo gol de Pelé. O feito aconteceu em 1969, contra o Vasco, em uma vitória de 2 x 1 para o clube santista pelo Campeonato Brasileiro, que na época era chamado de Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

NOVO MARACANÃ

Em 2005, o Maracanã passou por reformas em seu interior. Cadeiras foram colocadas na antiga “geral”, lugar onde os torcedores assistiam o jogo em pé. A obra foi feita em função do Pan Americano de 2007 e deu fim ao setor geral do estádio. O Maraca também foi reformado para receber a Copa do Mundo de 2014, o que o transformou no que o estádio é hoje. Atualmente, o Maracanã tem capacidade para 78 mil pessoas.

https://www.instagram.com/p/CAlxuJMlmHA/

Depois da reforma, o Maracanã recebeu a final da Copa do Mundo de 2014, entre Alemanha e Argentina, se tornando o segundo estádio à sediar duas finais do mundial. Além disso, foi no Maraca a final das Olimpíadas de 2016, onde o Brasil conquistou seu primeiro ouro olímpico no futebol. Há também a previsão de que o estádio receba a decisão da Libertadores 2020, o que é incerto por conta da pandemia de Covid-19.

HOMENAGENS DOS CARIOCAS

Portanto, os clubes cariocas não deixaram de parabenizar o Maraca, que hoje é administrado por Flamengo e Fluminense. O Tricolor das Laranjeiras foi o primeiro à prestar sua homenagem e relembrou dos títulos que conquistou durante os 70 anos do Maracanã.

Logo depois do Flu, foi a vez do Fla, que também exaltou suas vitórias dentro do Maracanã e relembrou os momentos da torcida flamenguista com o estádio através em seu Instagram: “Uma Nação que vive, ri, festeja, vence, se emociona e conta histórias há 70 anos no maior palco do futebol mundial. Da geral ao setor Norte. Do Bellini ao camarote. Do asfalto e do morro. De Deus e do povo. O nosso Maraca!”

https://www.instagram.com/p/CBf0b0-jy3v/

Assim como Flamengo e Fluminense, Botafogo e Vasco também deixaram seus parabéns ao Maracanã. O Alvinegro relembrou a conquista da Copa Conmebol, em 1993. Já o Cruzmaltino, recordou o estadual de 1951, onde se tornou o primeiro clube à ser campeão no Maraca.

https://www.instagram.com/p/CBgObZzD4IR/

 

 

Foto destaque: Reprodução/Genilson Araújo/Agência O Globo

Lívia Marques

Lívia Marques

Escolhi jornalismo porque sempre foi minha paixão, fiz estágios em assessoria de imprensa e escrevi algumas matérias pra uma agência de publicidade, meu maior objetivo é conseguir me destacar na área esportiva e ir cada vez mais longe falando sobre o que eu amo.