Nesta semana pré-carnavalesca, a 6ª rodada do teve início com destaque para os triunfos do Santa Cruz e do Central. Assim, na quarta-feira (19), Vitória-PE e Petrolina empataram em 1 x 1 na Arena de Pernambuco através dos gols de Lucas Santos e Bruninho. No mesmo dia, o Tricolor venceu, fora de casa, Afogados por 2 x 0 por intermédio de Danny Morais e Toty. Já na quinta-feira (20), Retrô goleou Decisão por 5 x 2 com destaque para três gols de Willian Lira. Por fim, nos Aflitos, a Patativa surpreendeu Náutico e bateu o Timbu por 1 x 0 com tento de Bambam.
Agora, na próxima rodada, três jogos acontecem no sábado (29), Sport recebe Afogados, às 16h (horário de Brasília), na Ilha do Retiro. No mesmo dia, mas às 20h (horário de Brasília), jogam Petrolina e Central, no Paulo Coelho, e Salgueiro e Decisão, no Cornélio de Barros. Já no domingo (1/3), às 16h (horário de Brasília), Santa Cruz e Náutico fazem o Clássico das Emoções, no Arruda, e Retrô recebe Vitória-PE, na Arena de Pernambuco. Antes, o Leão entra em campo ainda pela 6ª rodada contra o Carcará, na quarta-feira (26), às 20h (horário de Brasília). Enquanto que a Coruja Sertaneja decide vaga na Copa do Brasil diante do Atlético-MG.
CAMPEONATO PERNAMBUCANO – PRIMEIRA FASE – 6ª RODADA
VITÓRIA-PE 1 x 1 PETROLINA
Assim, Vitória-PE e Petrolina fizeram uma etapa inicial morna, marcada por pouca criação e lances reais de gols. Logo, a melhor chance da Fera Sertaneja veio após o cruzamento de Denis para Delegado que o atacante errou a finalização. Enquanto que o Tamboquito chegou com perigo em chute de Diego Sacomani na reta final. Já no segundo tempo, com uma expulsão para cada lado, o confronto esquentou e os clubes chegaram aos gols. Primeiro, foram os visitantes que marcaram com Bruninho. Em seguida, os donos da casa deixaram tudo igual por intermédio de Lucas Santos.
AFOGADOS 0 x 2 SANTA CRUZ
No Vianão, em Afogados da Ingazeira, Santa Cruz foi superior ao time da casa em boa parte do confronto. Assim, criou as melhores chances desde o início e pressionou ao Afogados. Com 10′, o Tricolor já havia chegado com perigo em dois lances de Victor Rangel. Em seguida, Fabiano apareceu bem para cabecear, mas o goleiro mandante, novamente, salvou. A pressão coral deu resultado. Após cruzamento, Danny Morais acertou um bom chute para abrir o placar para a Cobra. Na reta final, os donos da casa ainda tentaram empatar por intermédio de Candinho e Erivelton, mas pararam em Maycon Cleiton.
Na volta do intervalo, o panorama de início se manteve com o Santa Cruz na frente buscando o segundo gol. Assim, aos 17′, chegou ao tento em lance errado do goleiro Wallef que o juiz marcou penalidade máxima. Dessa forma, o artilheiro Pipico foi para a cobrança de pênalti e perdeu. No entanto, no rebote, Toty completou para as redes ampliando a vantagem coral. Na reta final, Afogados ainda chegaria com finalizações de Phillip e Diego Ceará. No entanto, o placar já estava definido.
DECISÃO 2 x 5 RETRÔ
Na Arena de Pernambuco, na reedição da final da Série A2 com os dois promovidos no Pernambucano, Retrô passeou. No entanto, quem saiu na frente foi o Decisão através de Kadi. Todavia, nem deu para comemorar muito, pois pouco tempo depois, Valdeir deixou tudo igual. Na sequência, o Touro ficou, novamente, na frente com o gol de Felipe Almeida, de pênalti, Na reta final do primeiro tempo, Willian Lira e Janderson viraram para a Fênix. Já no segundo tempo, ainda teve tempo para Willian Lira fazer mais dois gols e definir a goleada visitante por 5 x 2.
NÁUTICO 0 x 1 CENTRAL
Logo, vindo de eliminação na Copa do Brasil para Botafogo somente dois dias antes, Náutico mandou à campo uma equipe alternativa. Dessa forma, a partida não foi das mais vistosas. Assim, Central começou melhor, propondo o jogo e chegando com perigo à meta adversária. No entanto, sem obrigar o goleiro do Timbu a fazer maiores defesas. Enquanto isso, os Alvirrubros também não davam trabalho ao goleiro centralino. Portanto, na base da insistência, a Patativa chegou ao gol. Bruninho fez jogada individual e cruzou para Bambam, que escorou para abrir o placar para os Caruaruenses.
Precisando da vitória para não descolar do líder Santa Cruz, Náutico voltou melhor na etapa final. No entanto, a primeira jogada de perigo foi do Central com Leandro Costa. Após, o Timbu passou a dominar a partida. Assim, Jefferson Nem e Guillermo Paiva carimbaram o travessão da Patativa. Dessa forma, os Caruaruenses se fechavam para assegurar o resultado favorável. Enquanto isso o Alvirrubro se lançava ao ataque, mas era pouco efetivo. Por fim, os Recifenses não conseguiram balançar as redes adversárias e o placar da etapa inicial se manteve.
https://www.youtube.com/watch?v=OS9zI915Y4E
Agora, ainda com um jogo restando para o fim da 6ª rodada do Pernambucano, a tabela aponta a liderança do Santa Cruz, praticamente classificado, com 16 pontos. Em seguida, vem Náutico com 11 pontos e Afogados com nove. Assim, completam o G6, Retrô e Central com oito pontos e Salgueiro com sete. Logo, na zona do quadrangular do rebaixamento aparecem Sport com sete pontos, Petrolina com cinco, Decisão com quatro e Vitória-PE na lanterna com apenas dois pontos e sem nenhum triunfo.
Foto Destaque: Reprodução / Cláudio Gomes / SuperEsportes

