Com o fim da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que consagrou o Internacional como campeão, temos também o resultado do Prêmio Dener. A saber, é entregue ao autor do gol mais bonito da competição. Dessa maneira, neste ano, o eleito foi o gol marcado por Elias, do Grêmio, na terceira rodada da primeira fase, contra o União Mogi.
O Prêmio Dener começa já na primeira rodada da Copinha. Dessa forma, em cada rodada, até a semifinal, um gol é escolhido como o mais bonito. E os escolhidos concorrem na enquete final. Inclusive, na fase decisiva, também houve um Gre-Nal. Afinal, o gol marcado por Nicolas, do Colorado, na semifinal contra o Corinthians, foi o segundo mais votado e a diferença no número de votos foi pouca. Elias levou 46,85% dos votos, contra 42% dos votos para Nicolas.
Índice
O GOL VENCEDOR
https://twitter.com/Gremio/status/1221070078655049728
SOBRE DENER, O JOGADOR HOMENAGEADO NO PRÊMIO
O jovem atacante Dener Augusto, nascido na zona norte de São Paulo, atuou nos anos 90. E ficou conhecido por sua extrema personalidade dentro de campo. Além disso, possuía uma rapidez e uma facilidade com dribles, que o colocava sempre em evidência. Foi revelado pela Portuguesa, onde surgiu o apelido de “Reizinho do Canindé”, mas não ficou muito tempo no clube devido ao destaque que teve. Foi no Grêmio, em 1993, que conquistou seu primeiro título como profissional, o Campeonato Gaúcho.
Em seguida, retornou à Lusa, totalizando 141 jogos e 24 gols marcados com a camisa do clube que o revelou. Em 1994, foi emprestado para o Vasco, conquistando a Taça Guanabara. Aliás, sua passagem pelo Cruzmaltino lhe rendeu até elogios de Maradona, durante excursão do clube carioca pela Argentina. Sobretudo, suas atuações também lhe credenciaram para a Seleção Brasileira. Em 1991, integrou o elenco sub-23, nos Jogos Olímpicos.
Ao todo, foram cinco anos de carreira, com 34 gols marcados e diversos títulos. Pela Portuguesa, conquistou o Campeonato paulista Sub-20 de 1990 e a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 1991. Em seguida, pelo Grêmio, em 1993, foi Campeão Gaúcho, e em 1994, seu último título, o da Taça Guanabara, pelo Vasco.
MORTE
Sua última partida foi o empate em 1 x 1 com o Fluminense. Expulso da partida, o jogador resolveu viajar para São Paulo, onde teria uma reunião com representantes do Stuttgart, clube alemão que estava interessado em sua contratação. No caminho, enquanto dormia no banco do passageiro, seu carro colidiu contra uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas. Posteriormente, o laudo policial constatou que seu amigo, Otto, que dirigia o carro, dormiu ao volante, ocasionando o acidente. Dener, que viajava dormindo no banco do carona, foi asfixiado pelo cinto de segurança e ainda bateu com a cabeça no teto do carro. O jogador faleceu aos 23 anos, deixando esposa e três filhos.
SURGIMENTO DO PRÊMIO DENER
Em homenagem ao jogador, foi criada a premiação para o jogador que marcasse o gol mais bonito da competição que o revelou, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. A primeira edição ocorreu em 2019 e a Federação Paulista de Futebol, juntamente com o Globo Esporte, premiou o meia João Paulo pelo gol marcado a favor do Jacobina-BA, pela Copinha daquele ano.
Foto destaque: Guilherme Rodrigues/GR Press.


