É hoje: Mirassol joga a partida mais importante da sua história

Na noite desta quinta-feira (18), o Mirassol entra em campo às 20h (horário de Brasília), para jogar aquela que talvez seja a partida mais importante de sua história. Em suma, o duelo contra o Red Bull Bragantino marca a estreia do Leão na Copa do Brasil em 95 anos, desde sua fundação. Aliás, o confronto de hoje representa todo o trabalho que o clube tem feito há um bom tempo. A vaga neste torneio veio após o 3º lugar conquistado no Campeonato Paulista de 2020. Contudo, o time irá mandar o jogo longe do tão querido Maião.

Delegação do Mirassol
Delegação do Mirassol chega em Cariacica (Divulgação/Mirassol)

A VAGA NA COPA DO BRASIL

Apesar de não ser um dos clubes mais tradicionais do futebol paulista, o Mirassol tem ganhando bastante fama ultimamente. Esse reconhecimento aumentou, principalmente, na temporada passada. Quando o Leão da Alta Araraquarense chegou pela primeira vez nas semifinais do Paulistão após eliminar o poderoso São Paulo, dentro do Morumbi. O resultado se tornou ainda mais improvável pelo fato de que o time do interior havia acabado de perder 18 jogadores do elenco, devido ao adiamento do campeonato por causa da Pandemia do novo coronavírus.

Entretanto, conseguiu montar um time de última hora e jogar a partida das quartas de final. Em seguida, no jogo contra o Corinthians, na Neo Química Arena, o Leão saiu derrotado por 1 x 0. Porém, aquele resultado rendeu ao clube um inédito 3º lugar na competição regional. Assim, o Mirassol ganhou uma classificação para disputar a Copa do Brasil deste ano.

PROJETO DE NACIONALIZAÇÃO

Em síntese, o projeto de nacionalização do time do interior de São Paulo, passa por um nome em específico, Eduardo Baptista. O técnico de 48 anos foi contratado em outubro de 2020, após a saída de Ricardo Catalá para o Guarani, de Campinas – SP. A princípio, o comandante, que havia acabado de deixar o CSA, tinha assinado contrato com o Mirassol até abril de 2021. Além disso, chegou com a responsabilidade de assumir o projeto de nacionalização do clube que a diretoria queria colocar em prática.

Certamente esse plano passava pela disputa até então, da série D, do Paulistão e da Copa Brasil em 2021. Mas Eduardo Baptista foi além. Não só jogou a 4º divisão, como foi campeão com méritos. De tal forma que, desde as quartas de final adiante, o Leão venceu todas as partidas. Até chegar na decisão e conquistar o título em cima do Floresta, do Ceará.

Logo depois, o Mirassol iniciou o Campeonato Paulista. E, da mesma forma como terminou o Brasileirão o time iniciou o regional. Em suma, após quatro partidas o clube conquistou duas vitórias e dois empates, além de ter marcado cinco gols. Como resultado desta campanha, o Leão assumiu a liderança do Grupo D e está à frente de Guarani, Santos e São Caetano.

TRANSFERÊNCIA DO MANDO DE CAMPO

Em decorrência do decreto estabelecido pelo Governador do Estado, João Dória (PSDB), o futebol, além de outras atividades, está suspenso em São Paulo de 15 a 30 de março. Dessa forma, o importante jogo entre Mirassol e Red Bull Bragantino teve de ser transferido para outro estado. A princípio, a partida seria disputada no Estádio José Maria de Campos Maia, o famoso Maião. No entanto, com o decreto, o duelo ficou para o Estádio Kléber Andrade, na cidade de Cariacica, no Espírito Santo.

Decerto, muitos clubes e atletas ficaram incomodados com a decisão. Inclusive, o técnico Eduardo Baptista lamentou o ocorrido, mas disse que o Mirassol vai acatar a decisão das autoridades:

“A gente não quer parar. Temos todos os protocolos sendo feitos, um trabalho fantástico da Federação Paulista. Para você entrar neste estádio tem um QR Code com um registro de que você fez os testes, com um histórico e é tudo muito bem controlado. Mas, mais uma vez, acho que é uma decisão dos órgãos competentes. O que acontecer vamos acatar”, declarou o treinador.

O principal problema desta decisão para o Leão é a perda do mando de campo. Afinal, esta era a única vantagem que o time possuía sobre o seu adversário. Pois, na 1ª fase da Copa do Brasil, os visitantes jogam pelo empate para se classificar. Eduardo Baptista também comentou essa situação e disse que mesmo jogando longe do seu estádio, o Mirassol pode conseguir a vitória:

“São duas equipes que têm a mesma filosofia, que tem o jogo franco. A gente só lamenta que a mínima vantagem que tínhamos, que era jogar aqui em Mirassol, nós perdemos. Temos que vencer, pois o empate dá a vitória a eles. Temos que ir lá para jogar e essa história de Série A ou Série C, o jogo se resolve dentro de campo. Se conseguir passar essa coragem para os atletas de enfrentarmos de igual para igual, temos grandes chances de nos classificarmos”, afirmou.

PENSAMENTO DOS JOGADORES

Apesar de não poder atuar em seus domínios, o zagueiro Danilo Boza acredita que o fato de jogar longe de Mirassol não vai afetar. Além disso, o jogador garante que o time viaja para o Espírito Santo motivado a fazer história:

“Sempre fomos muito fortes no Maião, porém, não vamos deixar isso interferir no nosso desempenho como mandante. Vamos jogar em Cariacica como se estivéssemos no nosso estádio, vamos transferir nossas forças para lá. É um dos jogos mais importantes do Mirassol, se não o mais importante, e o professor Eduardo fala para nós fazermos história e honrarmos esse manto. Temos que nos entregar do início ao fim para buscar a classificação dando alegria à comissão técnica e aos torcedores”, disse o zagueiro.

Em seguida, o atleta lembrou da qualidade do adversário, mas disse que o Leão deve manter a sua postura habitual. O time é conhecido por jogar um futebol ofensivo e que busca o gol a todo momento.

“Temos um jogo difícil contra a equipe do Bragantino, que tem muita qualidade, mas vamos entrar na partida para buscar a classificação, sem dúvidas. Vamos buscar jogar de igual pra igual, porque não podemos nos omitir e abrir mão do nosso jogo. Temos que impor nosso futebol, pois sabemos da qualidade do elenco deles, porém, nossa equipe também é muito boa. Estamos preparados para esse desafio”, completou.

MIRASSOL X RED BULL BRAGANTINO – ONDE ASSISTIR, ESCALAÇÃO E DESTAQUES

É provável que o time do Leão que vai começar jogando hoje seja o mesmo que iniciou na vitória contra a Inter de Limeira, no domingo (14). Sendo assim, a escalação deve ter: Alex Muralha; Daniel Borges, Danilo Boza, Reniê e Emandes; Oyama, Neto, Lucas Silva, Cassinho e Moraes; Fabrício Daniel.

Por outro lado, a equipe do Massa Bruta conta com o retorno de Jadsom e Vitinho. Mas deve entrar em campo com: Julio César; Weverton, Léo Ortiz, Raul e Luan Candido; Fabricio Bruno, Arthur, Lucas Evangelista, Claudinho e Helinho; Ytalo.

A partida Mirassol x Red Bull Bragantino é válida pela 1ª fase da Copa do Brasil de 2021. O duelo acontece no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica – ES, às 20h (horário de Brasília). Por fim, terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV, na TV fechada. Mas você pode acompanhar todas as informações do jogo no Futebol na Veia.

Foto destaque: Divulgação/Mirassol

Carlos Soares

Carlos Soares

Carlos Soares, 23 anos, jornalista e eterno estudante. Mora em São Paulo capital e luta para que todos tenham os seus direitos garantidos. Apaixonado por cinema, livros, política e esportes, é produtor e diretor do documentário Futebol do Espetáculo, além de outras obras.