Dia do Geromito! Parabéns, Geromel, pelos seus 35 anos!

- Grande zagueiro, querido por todos que jogam Cartola, completa aniversários
Pedro Geromel

Neste segunda-feira (21), a Coluna Parabéns ao Craque homenageia o zagueiro Pedro Tonon Geromel. Dessa forma, o atleta está completando 35 anos. O jogador teve passagens por times nacionais e internacionais, como Portuguesa e Palmeiras nas categorias de base. Sendo assim, atualmente está no Grêmio. No entanto, o atleta ganhou visibilidade a partir de 2016, quando chegou ao time de Porto Alegre. 

INÍCIO

Nascido na cidade de São Paulo, em 21 de setembro de 2005, Pedro Geromel defendeu dois clubes em São Paulo, começando sua trajetória na Portuguesa em 1996, com apenas 11 anos. Com isso, Geromel estava se destacando na base da Lusa, até contundir o fêmur, em 1998, quando tinha 13 anos, e ser dispensado pela diretoria do clube do Canindé

Pedro Geromel
Foto Destaque: Divulgação/Arquivo Pessoal

Logo, ele começou a treinar no Coroa, da Vila Guilherme, para não ficar parado. Dessa maneira, o zagueiro atuou pelo Palmeiras de 1999 a 2003, onde jogou pela equipe B e em divisões inferiores, mas não conseguiu sequência no clube. Com isso, antes mesmo de estrear no time principal, acabou vendido para o Desportivo Chaves, de Portugal, aos 18 anos, em julho de 2004

Fui espirrado de lá (do Palmeiras). Infelizmente não tive oportunidade lá, e acabei indo para Portugal”, contou o zagueiro em entrevista ao SporTV.

DESPORTIVO CHAVES

Desportivo de Chaves da Segunda Liga de Portugal contratou Pedro Geromel. O zagueiro chegou no meio de 2004. Logo, pouco tempo depois, em 2005 recebeu oportunidade na equipe principal. Dessa maneira, se tornou titular e um dos jogadores mais importantes da equipe. Com isso, ganhando visibilidade apesar da juventude, pelas boas atuações em partidas da Segunda Liga. Assim, o jovem zagueiro disputou apenas 15 partidas pelo clube português.

Geromel
Foto Destaque: Divulgação/Desportivo Chaves

VITÓRIA GUIMARÃES

A princípio, após um ano no Desportivo de Chaves, o Vitória de Guimarães contratou o jovem zagueiro. Com isso, já nos primeiros anos na equipe portuguesa ele se tornou titular. Assim, ficando no clube por três temporadas e neste período foi escolhido o melhor zagueiro da Primeira Liga de Portugal na temporada 2007/2008. 

Pedro Geromel
Foto Destaque: Divulgação / Vitor Guimarães

COLÔNIA

Com o destaque em Portugal, Pedro Geromel chamou a atenção do Colônia, da Alemanha, que o contratou em 2008. Na sua primeira temporada, Geromel teve um excelente desempenho, enquanto o Colônia terminou a Bundesliga na 12ª colocação. Com isso, Juventus e Lazio demonstraram interesse no zagueiro.

Igualmente, no ano seguinte, o clube teve uma campanha quase idêntica, finalizando mais uma vez no meio da tabela. Assim, com uma incrível regularidade, o zagueiro despertou o interesse dos gigantes Real Madrid e Barcelona. Com isso, o time alemão chegou a botar um preço no brasileiro: 8 milhões de euros.

A princípio, em 2012, Geromel foi emprestado ao Mallorca-ESP, assim como outros atletas também saíram. Acima de tudo, o atleta foi considerado um dos melhores zagueiros do Campeonato Alemão em um clube mediano. Com isso, o defensor participou de 116 partidas e marcou quatro gols.

Geromel
Foto Destaque : Divulgação/Pedro Geromel

MALLORCA

A princípio, Pedro Geromel chegou à Espanha em 2012 e assinou um empréstimo de quatro anos com o Mallorca e, apesar de um ótimo começo, pela primeira vez na carreira apresentou partidas irregulares. Acima de tudo, na Espanha que o zagueiro recebeu a alcunha de “Rei dos Desarmes”. No entanto, teve boas atuações, mas não conseguiu se manter como titular. Com isso, o clube rescindiu o contrato de empréstimo de Geromel seis meses antes do prazo.

Geromel
Foto Destaque: Divulgação/Mallorca

GRÊMIO

Ao rescindir o contrato com o Mallorca, Pedro Geromel voltou ao Colônia, mas o clube alemão queria negociar o atleta. Assim, foi quando o Grêmio surgiu com interesse em contratar o zagueiro, logo o time aceitou e emprestou o jogador ao Tricolor Gaúcho em um contrato de três anos. Após alguns jogos inconsistentes, o zagueiro se firmou ao lado de Rhodolfo no miolo central e com o grande goleiro Marcelo Grohe, assim se tornando uma das melhores defesas do país. 

Em 2015, com a saída de Rhodolfo, até então capitão do Grêmio, Geromel firmou-se como comandante da defesa tricolor e teve grandes atuações, sendo um dos principais jogadores da temporada no Brasil. Dessa forma, chegou a receber o prêmio Bola de Prata Placar/ESPN.

https://www.instagram.com/p/CEiCqa0pi_f/?utm_source=ig_web_copy_link

Assim, após um começo incrível no Grêmio, o clube gaúcho comprou o jogador em definitivo em 2014, por 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 14 milhões, cotação da época). Com isso, após a renovação, o zagueiro continuou atuando em alto nível, com partidas excepcionais e ótima liderança no elenco. 

No ano de 2017, Geromel continuou fazendo incríveis jogos pelo Grêmio, tendo sido premiado pelo terceiro ano consecutivo com a Bola de Prata do Campeonato Brasileiro. Além de ter sido peça fundamental do Grêmio para o título da Copa Libertadores da América de 2017. Com isso, Geromel foi o jogador que mais realizou desarmes e interceptações, e o terceiro que menos fez faltas no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2017.

https://twitter.com/Esp_Interativo/status/1068250246021554177?s=19

SELEÇÃO BRASILEIRA

A princípio, com as incríveis atuações pelo Tricolor Gaúcho, Pedro Geromel logo sonhava com a chance de vestir a Camisa da Seleção brasileira. Portanto, no dia 26 de agosto de 2016, após lesão de Rodrigo Caio, Geromel foi convocado pela primeira vez pela Seleção Brasileira. No dia 14 de maio de 2018, foi convocado pelo técnico Tite, para a Copa do Mundo FIFA de 2018

https://www.instagram.com/p/BjyCeftg4uL/?igshid=1daq61m4hgipt

TÍTULOS E CONQUISTAS

Capitão, líder e um verdadeiro ídolo, cujo legado não encontra-se apenas no Brasil, mas em suas passagens por Portugal e Alemanha. Com isso, os títulos vieram e foi no Grêmio, onde teve mais conquistas, sendo: 

  • Copa do Brasil: 2016
  • Copa Libertadores: 2017
  • Recopa Sul-Americana: 2018
  • Campeonato Gaúcho: 2018, 2019 e 2020
  • Recopa Gaúcha: 2019
  • Taça Francisco Novelletto: 2020

Simultaneamente, os títulos individuais vieram, por exemplo: 

  • Melhor zagueiro da Primeira Liga de Portugal: 2007/2008 
  • Bola de Prata: 2015, 2016, 2017 e 2018
  • Seleção do Campeonato Gaúcho: 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020
  • Prêmio Craque do Brasileirão: 2016, 2017 e 2018
  • Prêmio Rei da América, Jornal El País, de Melhor Zagueiro da América: 2017 e 2018 

GRATIDÃO AO CRAQUE!

Parabéns, Pedro Geromel, pelos seus 35 anos! Portanto, desejamos muitos títulos, gols e reconhecimento nos gramados. Assim, desejamos que possa alegrar as torcidas do time que você for passar.

Foto destaque: Divulgação/Geromel

Alef Sousa

Sobre Alef Sousa

Alef Sousa já escreveu 89 posts nesse site..

Sempre fui apaixonado por esportes, especialmente futebol. E vi através do jornalismo uma oportunidade de estar em conjunto o esporte e a minha carreira profissional. Estou no 2º Semestre da faculdade de Jornalismo. Meu grande Objetivo é torna-me repórter de campo e cobrir grandes competições. Sou um cara, extrovertido, animado, comunicativo e cheio de vontade de aprender.

BetWarrior


Poliesportiva


Alef Sousa
Alef Sousa
Sempre fui apaixonado por esportes, especialmente futebol. E vi através do jornalismo uma oportunidade de estar em conjunto o esporte e a minha carreira profissional. Estou no 2º Semestre da faculdade de Jornalismo. Meu grande Objetivo é torna-me repórter de campo e cobrir grandes competições. Sou um cara, extrovertido, animado, comunicativo e cheio de vontade de aprender.

Artigos Relacionados

Topo