Depois de duas reuniões entre a FGF (Federação Gáucha de Futebol) e representantes dos 12 clubes participantes, a proposta de retomada do Gauchão foi aprovada nesta quarta-feira (13). Portugal, países que já determinaram datas para o retorno do futebol, a curva do novo coronavírus no Brasil ainda está crescendo, o que torna a medida preocupante.
Com isso, o Campeonato Gaúcho é o primeiro estadual a ter uma estimativa mais concreta de retorno as atividades no país. O Rio Grande do Sul é pioneiro também na retomada dos treinamentos, com Inter e Grêmio, que estão acontecendo desde a semana passada. Antes da decisão, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, já havia se reunido com o governador do estado, Eduardo Leite, para apresentar o protocolo de segurança e saúde, elaborado pela entidade, em caso de retorno do estadual.
https://www.instagram.com/p/B_0qzaxg6eg/
ENTENDA O FORMATO PROPOSTO PELA FGF
Em suma, serão feitas poucas alterações nos moldes originais da competição. Em primeiro lugar, as equipes do interior terão inscrições liberadas de novos jogadores, com a exceção de atletas que já aturam no torneio em 2020 com outras camisas. Além disso, a competição não terá rebaixamentos no ano de 2020. Porém, essa medida não afeta a Divisão de Acesso, pois dois representantes obterão acesso a elite do estado, como feito antes. Em 2021, serão 14 participantes e quatro rebaixados, para que assim, o modelo da competição possa voltar a sua normalidade em 2022. Por fim, não haverá torcida presente no evento.
Portando, tendo a unanimidade entre os 12 dirigentes, o documento será enviado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público (MP-RS) e Secretaria Nacional de Esportes para ser aprovado. Lembrando que a decisão poderá ser invalidada a qualquer momento e depende da liberação dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias para ser concretizada.
SITUAÇÃO ATUAL DO CAMPEONATO GAÚCHO
No primeiro turno, o Caxias venceu o Grêmio e conquistou a Taça Coronel Evaldo Poeta. Conforme o regulamento, caso vença a Taça Francisco Novelletto, será automaticamente declarado campeão estadual. Vale lembrar que ainda restam três rodadas a serem realizadas, além das partidas únicas de semi-final e final. Caso o vencedor do segundo turno não seja a equipe grená, haverá uma finalíssima em dois jogos para decisão do título gaúcho.
https://www.instagram.com/p/B92MXuBl2UP/
Fonte da foto destaque: Divulgação/Site oficial/FGF


