Muitas das torcidas organizadas cariocas marcaram a história de seus clubes pela irreverência e pela festa nas arquibancadas e na antiga geral do Maracanã. Nos últimos cinco anos muitos torcedores começaram a mostrar que podem transformar essa alegria em carnaval e passaram a grêmios recreativos. É assim que a maioria das escolas de samba registram seus nomes oficiais.
No carnaval de 2023 seis escolas vinculadas à torcidas de futebol estão associadas à Liga-RJ e vão passar pela passarela dos desfiles montada na Estrada Intendente Magalhães, em Campinhos.
Índice
Botafogo de Futebol, Regatas e Samba
A primeira a despontar nesse cenário foi a Botafogo Samba Clube. Com sede no bairro do Engenho de Dentro, a “escola do torcedor alvinegro”, foi fundada em 2018 e fez seu primeiro desfile em 2019.
O bairro, onde também fica o estádio Nilton Santos, será o enredo da agremiação este ano. O ator Marcelo Adnet, torcedor do clube, também atua na escola como compositor de samba-de-enredo e carnavalesco.
A escola desfila pela Série Prata do carnaval carioca o que equivale a uma “terceira divisão” na linguagem do futebol. A apresentação está marcada para sábado (25) e a escola será a segunda a desfilar.
Torcedores de Flamengo e Vasco almejam a Sapucaí
Se os botafoguenses trabalham o sucesso na Série Prata, flamenguistas e vascaínos também vêm firme. A Raça Rubro-Negra, de Inhaúma, traz o enredo “Raízes de uma raça”. A escola será a quarta a desfilar no dia 24 de fevereiro.
Já a União Cruz-Matina, que reúne os torcedores do Vasco da Gama, vai contar a história de Eduardo Santana. Pai Santana, como era conhecido, está na memória de jogadores e torcedores vascaínos pois atuou como massagista do clube por décadas. A escola é a 10ª a desfilar na Intendente no sábado (25).
Três escolas da Série Prata serão promovidas à Série Ouro e desfilarão na Marquês de Sapucaí em 2024.
Série Bronze
Pela Série Bronze, ou seja, pela “quarta divisão do samba carioca” e adotando o verde, o grená e o branco, vem os Guerreiros Tricolores. A escola é a segunda a desfilar no dia 20 de fevereiro e contará a história de Chico Guanabara, capoeirista, considerado o primeiro torcedor negro do clube.
Mais duas escolas ligadas às torcidas do Flamengo fecham a lista. A Fla Manguaça desfila terça-feira (21) com “Os Orixás te Recebem em Festa! São Judas Tadeu, Rogai por Nós!” numa referência ao padroeiro dos rubro-negros da Gávea.
Já os Imperadores Rubro-Negros, terceira escola a desfilar na segunda-feira (20) traz para a avenida mais um craque do passado “Nunes – O Rei das Grandes Decisões”.