Nos bastidores do Atlético-MG, há expectativa para que o técnico Cuca renove seu contrato com o clube para as próximo temporadas. A saber, o treinador tem vínculo com o Galo até o final do mês de novembro, quando termina o Campeonato Brasileiro. Apesar disso, Cuca pondera sobre a possível renovação.
A princípio, em vídeo publicado em seu canal no YouTube, o jornalista Jorge Nicola afirmou que, em conversa com o técnico, ele lhe disse que não há negociações para a sua permanência no clube.
“A imprensa mineira vem afirmando que a renovação de contrato vem se acertando. Conversei com Cuca antes de gravar esse vídeo se as negociações para sua renovação estavam quentes com o Atlético-MG e ele respondeu: “Geladas”. Depois tentei saber se as tratativas tinham sido iniciadas e ele me respondeu que não existe nenhuma negociação ainda e que o foco é recuperar o Galo no Brasileirão”, disse Nicola.
Por sua vez, Cuca mantém a afirmativa de que seu objetivo no Galo é a conquista do tricampeonato brasileiro. Bem como está focado para conseguir a classificação para a disputa da Copa Libertadores da América 2023.
Desse modo, recentemente, em entrevista coletiva no dia 22 de agosto, Cuca foi cauteloso ao falar sobre a extensão de seu contrato para os próximos anos.
“Não falamos nada sobre isso agora. Temos 15 rodadas para terminar o campeonato, fazer o melhor. O título está distante, mas a gente ainda não jogou a toalha. Dependemos de uma arrancada fantástica, mas tudo no futebol pode acontecer. Estamos empenhados nisso. Depois a gente fala sobre isso com bastante tranquilidade.”, afirmou o técnico na ocasião.
Sendo assim, a permanência de Cuca no Galo ainda é uma incógnita.
Números de Cuca no Galo em 2022
O técnico Cuca foi representado na Cidade do Galo no final do mês de julho, após a eliminação do time para o Flamengo, na Copa do Brasil. Desde então, o treinador não tem conseguido atingir os mesmos números de campanhas vitoriosas que teve no clube em temporadas anteriores.
Está é a terceira passagem de Cuca no Atlético-MG. Assim sendo, possui resultados abaixo da expectativa, uma vez que tem apenas 28,6% de aproveitamento, até o momento. A saber, Cuca já comandou sete jogos do Galo, tendo vencido apenas uma. Além disso, são três empates e outras três derrotas sofridas.
Agora, o grande objetivo do técnico tem sido classificar o time para a Libertadores 2023. Isto porque Cuca viu o Atlético-MG ser eliminado da Libertadores 2022, após empatar contra o Palmeiras em dois jogos e, assim, ser superado na disputa por pênaltis com o Verdão.
Aliás, após a eliminação, o Galo voltou suas atenções para a disputa do Brasileirão. Mesmo assim, Cuca não tem conseguido atingir bons resultados. Visto que o time é o atual 7º colocado, com 36 pontos na competição. Além disso, a equipe vem de uma derrota para o Goiás e um empate no clássico do último final de semana contra o América-MG, pela 24ª rodada.
Portanto, restando 14 rodadas pela frente e 42 pontos a serem conquistados, o técnico ainda se mantém focado nos objetivos que se propôs quando reassumiu o comando do time alvinegro mineiro.
Títulos de Cuca no Atlético-MG
Anteriormente, Cuca esteve à frente do Galo nas temporadas de 2011 a 2013 e, também, em 2021. Desse modo, tem seis títulos conquistados. São eles: Campeonato Mineiro (2012, 2013 e 2021), Copa do Brasil (2021), Campeonato Brasileiro (2021) e Copa Libertadores (2013). Além disso, acumula números expressivos. Em 224 jogos, soma 128 vitórias, 48 empates e 48 derrotas.
De certo, o técnico comandou o Atlético-MG em 2021, ano em que o time viveu momentos vitoriosos e conquistou a Tríplice Coroa, com os títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão. Caso o Atlético-MG não conquiste o bicampeonato nacional, esta será a primeira vez que o técnico não conquista um título no comando do Galo.
Foto destaque: Marcel Lisboa/AGIF