Derrotado pelo Atlético-MG, seu maior rival, pelo placar de 1 x 0, neste sábado (3), o Cruzeiro caiu consideravelmente na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, e agora é o 10º colocado com 13 pontos ganhos. Sem vencer na competição há três jogos, o time do técnico Pepa foi eliminado na Copa do Brasil pelo Cruzeiro, e vive situação complicada neste período da temporada. Na próxima rodada, A Raposa enfrenta o Bahia, fora de casa, e precisa da vitória para se recuperar e almejar posições mais altas na tabela.
O Cruzeiro se tornou SAF em 2022, o que criou no torcedor a esperança de ver um time competitivo, e com reforços de peso para a disputa das competições que teria pela frente. Entretanto, mesmo com a administração de Ronaldo Fenômeno, e um aporte financeiro maior, o clube ainda não fez contratações de muito impacto, e os resultados em campo não convencem a mídia, e principalmente o torcedor. Vice-campeão do Campeonato Mineiro, e eliminado da Copa do Brasil, a Raposa só tem a disputa do Brasileiro até o fim do ano.
Inclusive, o desempenho como mandante em 2023, é muito ruim. Em 12 jogos disputados em casa, o Cruzeiro venceu apenas três, empatou outros três, e perdeu nada mais nada menos do que seis partidas. Com aproveito muito aquém do esperado de apenas 33,3% segundo dados fornecidos pelo site de pesquisa e estatística esportiva Sofascore.
🔎 O Cruzeiro tem o pior aproveitamento como mandante (33.3%) entre todos os times da Série A na temporada 2023.
⚔️ 12 jogos
✅ 3 vitórias
⚖️ 3 empates
❌ 6 derrotas
⚽️ 8 gols marcados
🚫 12 gols sofridos
🧤 6/12 jogos sem marcar gols (50%) pic.twitter.com/RefMJHLW3s— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 4, 2023
Número de gols em casa pesa contra o Cruzeiro
Um dos fatores que ajudam a explicar os motivos pelos quais o time do Cruzeiro vai mal em casa, é a quantidade baixa de gols marcados quando o time Celeste joga em seus domínios. Em 12 jogos disputados como mandante, a Raposa marcou somente oito gols, média de menos de um tento anotado por jogo. Além disso, o desempenho defensivo também não ajuda, já que neste mesmo período de jogos, a equipe mineira sofreu 12 gols, média de um por jogo.
Precisando pontuar para não arriscar brigar na parte de baixo da tabela, o time cruzeirense precisa trabalhar em dobro para fazer de sua casa um alçapão, e dessa forma, melhorar seu desempenho como mandante. Vale ressaltar que por conta de reformas no Mineirão está jogando em outros estádios, como o Parque do Sabiá, e a Arena Independência.