O Corinthians não passou de um empate diante do Cuiabá pelo placar de 1 x 1 em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de estar em casa, e jogando diante do seu torcedor, o Timão sofreu diante do Dourado. O time mato-grossense abriu o marcador com Deyverson, e o time paulista só conseguiu empatar o marcador aos 36′ do segundo tempo. O resultado foi péssimo para os comandados de Vanderlei Luxemburgo, que com apenas nove pontos em dez partidas neste Brasileirão, ocupam a 16ª colocação e podem voltar para a zona de rebaixamento em casos de vitória de Goiás e América-MG.
Com apenas duas vitórias em 12 jogos, o início de trabalho do experiente treinador corintiano é um dos piores da história do clube. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Corinthians venceu apenas dois jogos, empatou quatro, e perdeu seis jogos, com um aproveitamento de apenas 27% dos pontos disputados. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Timão terá pela frente o clássico diante do Santos, na Vila Belmiro. Até lá, o time terá dez dias para se preparar e apresentar um futebol melhor do que tem mostrado nesta temporada. Eliminado no Campeonato Paulista para o Ituano, ainda nas quartas de final da competição, e já sem chances de classificação na Libertadores, o Alvinegro de Parque São Jorge tem somente a disputa da Copa do Brasil e o Brasileirão para disputar.
E relação ao jogo diante do Cuiabá, uma peça foi fundamental para que o Corinthians não sofresse mais um vexame em casa, diante de seu torcedor. Cria da base corintiana, Ruan Oliveira, entrou no 2° tempo de jogo na Neo Química Arena, e foi do jovem meia o gol de empate corintiano. Além do gol marcado, Ruan teve noite de talismã em Itaquera, pois mesmo com apenas 17 minutos em campo, o atacante foi decisivo para em pouco tempo, marcar um gol importante ao Alvinegro, evitando mais um vexame em casa na temporada.
Ruan Oliveira ainda deu dois chutes durante seu tempo em campo, deu um passe decisivo, criou uma oportunidade clara, acertou todos os dez passes que fez durante a partida, e teve nota média de 7,9 conforme o site de estatísticas esportivas Sofacore.
#Brasileirão 🇧🇷
Ruan Oliveira foi o Destaque Sofascore de Corinthians 1-1 Cuiabá!
⏰ 17 mins jogados
⚽️ 1 gol
👟 2 chutes (1 no gol)
🔑 1 passe deciviso
🛠️ 1 grande chance criada
✅ 10/10 passes certos (100%!)
🔄 1/2 dribles certos (50%)
⤴️ 1 interceptação
💯 Nota Sofascore 7.9 pic.twitter.com/yqOUHsUqw6— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 10, 2023
Corinthians terá de pagar grande quantia para contar com Ruan Oliveira
Apesar de ter despontado jogando nas categorias de base do Corinthians, Ruan Oliveira pertence ao Metropolitano, de Santa Catarina, e para contratar o jogador em definitivo, o Alvinegro de Parque São Jorge terá de desembolsar a quantia de R$1,5 milhão de reais para comprar 80% dos direitos econômicos e federativos do jogador. Este valor é fixado em contrato desde que o jogador chegou às categorias de base do Timão, em 2019, e deve ser quitado até o fim deste mês.
Por conta de uma grave lesão que o tirou dos gramados por cerca de 1000 dias, o vínculo do jogador com o Corinthians foi renovado automaticamente, pois a lei determina que o jogador nesta condição esteja protegido, porém, o regime de contratação segue o mesmo. Sendo assim, o Timão tem a possibilidade de estender o empréstimo junto ao atleta, o que foi levantado pelo gerente de futebol Alessandro ao final da partida.