Craques de Corinthians e São Paulo disputam título de melhor volante paulista no Brasileirão; saiba mais

São Paulo e Corinthians estão em momentos opostos na temporada. O Tricolor Paulista está na 8ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos ganhos. Apesar da última derrota para o Palmeiras pelo placar de 2 x 0, na última rodada, o time treinado pelo técnico Dorival Júnior está bem, se levantou após um período conturbado durante o comando técnico de Rogério Ceni, e está no páreo na Copa do Brasil, e também da Copa Sul-Americana. Na competição nacional o time paulista se classificou para as quartas de final, e no torneio continental, o time está praticamente classificado para a segunda fase.

Em contrapartida, o Corinthians faz uma de suas piores campanhas de sua história. Em dez partidas, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo tem apenas nove pontos. Desde 2007, ano em que o time corintiano foi rebaixado para a Série B do Brasileirão, o Alvinegro de Parque São Jorge não fazia uma pontuação tão ruim nos primeiros dez jogos, o que começa a preocupar o torcedor, apesar da competição ainda estar em fase inicial.

Mesmo em situações distintas, Corinthians e São Paulo possuem destaques individuais interessantes, casos de Pablo Maia, e Fausto Vera, volantes de origem, mas com características distintas que se complementam. Enquanto o meio-campista corintiano é mais seguro, e distribui mais o jogo, o atleta são-paulino é mais dinâmico, chuta muito mais de fora da área, e tem mais presença ofensiva, seja dentro da área, ou no processo de construção das jogadas.

Em termos de números, Pablo Maia jogou todos os dez jogos pelo São Paulo neste Campeonato Brasileiro, com dois gols marcados, sete chutes ao gol, com cinco na direção do alvo, média incrível de 91% no acerto dos passes, 62 bolas recuperadas, e nota média de 6,97 segundo o site de estatísticas esportivas Sofascore. Já Fausto Vera tem nove partidas pelo Corinthians, com duas assistências, seis chutes, com dois certos, sete passes decisivos, 86% de acerto nos passes e nota média de 6,69.

Corinthians leva desvantagem em relação ao confronto diante do São Paulo

São Paulo e Corinthians já se enfrentaram em 310 oportunidades. O Timão tem 112 vitórias, o Tricolor tem 94, e as equipes empataram 104 vezes, apesar da vantagem corintiana, o retrospecto recente é totalmente favorável ao time do Morumbi. Nos últimos dez jogos, a equipe de Dorival Júnior venceu três empatou cinco e perdeu duas, inclusive defendia um tabu de três anos sem perder para o rival, o que foi quebrado no Campeonato Paulista deste ano, quando o Alvinegro venceu o time são-paulino, por 2 x 1.

 

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.