Flamengo e Coritiba, se enfrentam na noite dessa quarta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília), em duelo que vale a classificação para às oitavas de final da Copa do Brasil. O Coxa precisa vencer por pelo menos dois gols para avançar de fase. O placar mínimo leva a decisão aos pênaltis. No primeiro jogo, o Rubro-Negro venceu por 1 x 0, no Couto Pereira.
A equipe paranaense vem de um mal momento na temporada. Nos últimos nove jogos, são: seis derrotas, dois empates, e uma vitória. No entanto, a má fase não se limita apenas ao campo. O atual presidente do Coxa Branca, Renato Follador, está entubado na UTI, devido a complicações da Covid-19. Desse modo, seu vice, Juarez Moraes e Silva assumiu provisoriamente.
Juarez Moraes e Silva, vice-presidente do Coxa — Foto: Divulgação/Coritiba
Além disso, o clube está com graves problemas financeiros. E, um dos responsáveis pela montagem do elenco, Thiago Gasparino, deixou a equipe para assumir a Inter de Limeira (SP), como CEO. Contudo, o clube paulista está na Série D, o que piorou ainda mais o clima nos bastidores do Coxa. Porque, Gasparino junto de outras pessoas da diretoria trouxeram 19 jogadores para a temporada. Porém, poucos desses atletas estão conseguindo render o esperado. Indignando, assim, a torcida do Alviverde.
Classificação e quebra de tabu
O Coritiba chega ao Rio de Janeiro com o objetivo de se classificar e quebrar um tabu indigesto. O Coxa não vence o Flamengo no Maracanã, há quase 20 anos. A última vitória foi em 2001, por 1 x 0. De lá pra cá, são nove jogos, com seis triunfos Rubro-Negro, e outros três empates. Por outro lado, o retrospecto entre as equipes pela Copa do Brasil é equilibrado. São sete jogos, com três vitórias dos cariocas, duas dos paranaenses, e dois empates.
Sem falta!
O Coxa Branca é um dos clubes da Série A e B que mais teve jogadores expulsos. Até o momento, são cinco cartões vermelhos em 17 jogos na temporada. No Campeonato Paranaense, foram quatro em 11 partidas, tendo média de uma expulsão a cada três jogos. Incluindo os cartões amarelo, são 11 em apenas três rodadas da Série B.
Verde é a cor da esperança no Coritiba
Mesmo passando por um momento negativo, o Coritiba pode ir a campo com os seus dois principais jogadores na temporada. O centroavante Léo Gamalho, e o meia Rafinha. O primeiro, é o artilheiro da equipe com oito gols. E o segundo, é o líder de assistências do time, com sete. Por outro lado, o sistema defensivo também foi reforçado, com a contratação do zagueiro Henrique, de 34 anos. No entanto, ele deve começar no banco.
Léo Gamalho em apresentação no Coritiba. Foto: Divulgação/Coritiba
Foto destaque: Divulgação/Alexandre Vidal/Flamengo


