O Coritiba sempre foi referência na formação de jogadores. Sendo assim, no próprio título nacional, o elenco contava com atletas da base, como: Gerson e Toby. Essa força a mais que o clube tinha foi se perdendo com os anos. Porque gestões recentes não deram tanta atenção aos juniores. Desse modo, o Coxa não teve muitos nomes promissores surgindo para o futebol brasileiro.
Passando por dificuldades financeiras e sem poder contratar grandes estrelas para o time, aliada a falta de renda por conta da pandemia da Covid-19, a nova diretoria teve como uma das promessas de campanha uma maior valorização das pratas da casa. E, assim, enxergam na Piázada do Couto uma possível solução para suprir as necessidades do elenco principal.
Sendo assim, o Futebol Na Veia conversou com o Coordenador de Relações Públicas do Coritiba, Paulo Moisman. Dentre os assuntos abordados, o dirigente falou sobre como a atual gestão planeja tratar e desenvolver os meninos.
A base é o futuro
A última grande joia alviverde foi o lateral-direito Yan Couto, de 17 anos. O atleta chegou a entrar nos minutos finais de dois jogos da equipe profissional. No entanto, pouco tempo após ser campeão mundial sub-17 pelo Brasil, o jogador acabou sendo vendido para o Manchester City (ING), por 6 milhões de euros (equivalente a R$30 milhões na época). Assim, se tornou a maior venda da história do clube.

#CoxaPix
Uma das primeiras medidas adotadas pelo presidente interino do Coritiba, Juarez Moraes e Silva, foi a campanha #CoxaPix. Divulgada no último dia 11, tem como objetivo arrecadar fundos para as categorias de base do clube. Assim, toda ação será auditada e compartilhada com os torcedores de maneira transparente. São aceitas contribuições de qualquer valor.
“Torcida e sócios vão se envolver com o projeto e no crescimento da força jovem no futebol do Coxa. O Coritiba está testando essa nova ferramenta, porque temos um milhão e duzentos mil torcedores espalhados pelo Estado, e em outras regiões. Esse apoio vai proporcionar um prazer para a torcida Coritibana de apoiar as divisões de base”, revelou Paulo.
Tesouros do Couto
Há poucos dias, o time sub-20 do Coxa foi campeão da Copa do Brasil da categoria. Assim, tornou o Coritiba, o primeiro clube paranaense a vencer o torneio. Desse modo, alguns nomes se destacaram na campanha, sendo acompanhados de perto pela comissão técnica do treinador Gustavo Morínigo.
“Vários jogadores já estão treinando com o time profissional, e devem ser aproveitados. Os garotos estão no radar do clube, e fazem parte do trabalho de transição entre Leão e Morínigo. Aqueles que demonstrarem condições vão ser aproveitados. O Coritiba tem grande expectativa para essa safra do Sub-20”, afirmou o dirigente.
Contudo, esse trabalho entre base e time principal não será feita de maneira equivocada. Pelo contrário, a ideia é que os meninos continuem integrados a transição. Desse modo, alguns vão estar mais perto do profissional e outros do Sub-23.
“Vai depender muito das necessidades pontuais do profissional em determinadas posições. E, do discernimento de alguns trabalharem mais com os Aspirantes ou mesmo do Sub-20″.
Identidade com a camisa alviverde
Se engana quem pensa que esse trabalho está sendo feito apenas para lucrar com a venda dos meninos para a Europa no futuro. Pelo contrário, a ideia é formar jogadores que consigam criar identidade com a camisa do Coritiba. Mas, caso haja valorização dos atletas, o interesse de mercados internacionais é visto como normal pela diretoria.
“Não estão sendo formados para vender a Europa, ou a qualquer outro mercado. O importante é formar jogadores que venham a atuar no elenco profissional. Por exemplo, o Luizão passa a ser artilheiro do time principal. E, assim, pode receber propostas interessantes de fora, é uma consequência. Mas, o planejamento não é vender os meninos. Queremos ter sustentação de qualidade da base para integração no elenco profissional. O objetivo é revelar jogadores para o Coritiba”, afirmou Moisman.
Reforma no CT
Para conseguir cumprir com as metas na formação dos atletas, uma das medidas que possuem prioridade é a reforma do CT da Graciosa, onde a equipe profissional e base treinam. A diretoria estuda alguns projetos para modernizar o local. Por outro lado, ainda não possuem prazos definidos.

Conheça algumas das joias do Coritiba
Rafael Willian (19 anos)
Goleiro titular da equipe sub-20. Foi peça fundamental na conquista da Copa do Brasil, com grandes defesas. Aos poucos, vem ganhando espaço no Coxa.

Marcio Silva (19 anos)
O zagueiro já está sendo relacionado para algumas partidas do elenco profissional. É visto internamente como promissor. Foi titular em boa parte dos jogos da categoria Sub-20.

Angelo (20 anos)
O lateral-esquerdo defende as cores do Coritiba desde 2011. Vale lembrar que a lateral é uma das posições de maior carência no elenco profissional nos últimos anos. Sua maior característica é o apoio ao setor ofensivo do time.

Bernardo (19 anos)
Com 1,86 de altura, o jogador se destacar pelo bom passe, e a maneira como joga. Assim, consegue contribuir tanto na parte defensiva quanto na de ataque do time.

Luizão (18 anos)
Artilheiro da Copa do Brasil Sub-20 com seis gols em nove jogos. Possui contrato com o Coxa até o final de 2023. Sua multa para equipes brasileiras é de R$3,4 milhões.

Biel (19 anos)
O meio campista é um dos nomes mais observados. Possui vínculo com o clube até 2023. Assim, na base, chegou a ter oportunidades na Seleção Brasileira Sub-17.

Kaio Cesar (17 anos)
Dentre os destaques é o mais novo. Assim, é um atleta de velocidade e bom drible. Sua transição para o profissional deve levar mais tempo. É provável que o jogador permaneça no time de juniores para adquirir mais experiência. E, assim, subir para a equipe principal.

Dessa forma, o processo é longo. Mas com investimentos, junto da preparação adequada, o Coritiba vai ter na sua base a esperança para poder voltar a brigar por grandes títulos. E, assim, subir de patamar no futebol do Brasil.
Foto Destaque: Divulgação/Pinterest


