Coritiba é campeão da Copa do Brasil Sub-20 pela primeira vez na história 

O Coritiba se sagrou campeão da Copa do Brasil Sub-20, neste domingo (20), ao vencer o Botafogo nos pênaltis (6 x 5), em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Assim, como havia sido na primeira partida, as equipes voltaram a empatar em 1 x 1. Desse modo, o Coxa é o primeiro clube paranaense a vencer o torneio. 

O Alviverde teve uma campanha perfeita, com quatro vitórias e cinco empates. Assim, a equipe comandada pelo treinador José Leão marcou 21 gols e sofreu oito. Se engana quem acha que foi uma partida tranquila. Pelo contrário, foram distribuídos 10 cartões amarelos e um vermelho. No entanto, o Coxa Branca teve chances mais perigosas no jogo, controlando boa parte das ações. Tendo, inclusive, o gol marcado por Luizão, artilheiro da competição com seis gols em nove jogos. 

https://twitter.com/Coritiba/status/1406734930487484421?s=20

Filme repetido?

A Piázada do Couto marcou em todos os jogos do torneio. Eliminando outras equipes consideradas as favoritas, como Internacional e Atlético-MG. Outro fato curioso é que, assim, como foi em 1985, quando o Coritiba foi campeão brasileiro contra o Bangu, no Maracanã, a equipe sub-20 também venceu um clube carioca, no Rio de Janeiro, nas penalidades, e após empatar em 1 x 1. 

Piázada de ouro do Coritiba

A equipe profissional do Coritiba não vem passando por um bom momento. Rebaixado na última edição do , o torcedor Alviverde pode ter nos meninos da base a esperança para um futuro melhor. E, assim, que o Coxa consiga voltar aos tempos de glória. Alguns dos destaques do time são: Rafael Willian (goleiro); Marcio Silva (zagueiro); Angelo (lateral-esquerdo); Bernardo (volante); Luizão (centroavante); Biel (meio-campo) e Kaio Cesar (meio-campo).

Campanha do título 

Na primeira fase, o Coritiba derrotou o União Rondonópolis por 8 x 0. Na sequência, venceu o Bahia em casa por 1 x 0. E, depois, assegurou o 2 x 2 em Salvador, para chegar às quartas de final. Por outro lado, o Coxa enfrentou o principal candidato ao título, Atlético-MG. Desse modo, o Alviverde empatou no Couto Pereira em 0 x 0. Na volta, venceu o Galo em Minas Gerais, por 2 x 0. 

Chegando a semifinal, o adversário foi o Internacional. Assim, com a primeira partida sendo realizada no Beira-Rio, o Coritiba empatou em 1 x 1. Deixando em aberto a vaga para a decisão. Sob seus domínios, o Coxa venceu a equipe colorada por 3 x 2, com um a menos, e bela atuação do goleiro Rafael Willian. Na final, o rival foi o Botafogo, que contava no elenco com alguns nomes que já haviam passado pela equipe profissional. Como o atacante Matheus Nascimento.

No jogo de ida, empate em 1 x 1. A decisão foi no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Desse modo, após nova igualdade no placar. O Coxa venceu os cariocas nas penalidades por 6 x 5. E, assim, soltou o grito de campeão.

Foto Destaque: Divulgação/Coritiba

Cristian Moraes

Cristian Moraes

Estudante de jornalismo que sonha em trabalhar nos maiores eventos esportivos do mundo. E, assim, ser referência na área. Meu principal objetivo é ser correspondente internacional em Turim ou Londres. Sou fascinado por futebol, e como o esporte influencia às pessoas, e o mundo. Não me limito apenas a assistir, mas a consumir em sua totalidade, estudando e entendendo regras, conceitos, histórias e tudo que envolve o mundo das quatro linhas. No entanto, gosto de acompanhar outras modalidades, como: Basquete, Surf, Futebol Americano, Hóquei, Tênis, dentre tantas outras. Junto isso, tenho o amor pela leitura e a escrita como minhas aliadas na hora de passar para os meus textos, todas as sensações e emoções que estou sentindo, ao lado de informações relevantes com apuração precisa. Seja bem-vindo (a)!