A torcida do Corinthians será colocada à prova na noite desta terça-feira (25), diante do São Paulo. O jogo que abre a semifinal da Copa do Brasil será disputado na Neo Química Arena, a partir das 21h30 (horário de Brasília). No último clássico contra o rival em casa, corintianos entoaram gritos homofóbicos no estádio de Itaquera. A expectativa gira em torno do comportamento dos torcedores: eles irão, enfim, parar de propagar a homofobia no estádio?
A atitude da torcida corintiana no último confronto entre os times foi responsável por uma punição do STJD: o Corinthians, assim, perdeu um mando de campo, mesmo depois de recorrer da decisão do tribunal. Diante da situação, o clube alvinegro fez um espécie de apelo para que manifestações assim não aconteçam na partida de ida da semifinal. Novos atos homofóbicos podem complicar o Corinthians na própria Copa do Brasil.
“Para empurrar o Corinthians, é necessário parar com cânticos homofóbicos. Além de ferir muita gente, essas provocações desrespeitam a história democrática e o pensamento plural que sempre marcaram o Corinthians e configuram crime previsto em lei”, escreveu o Corinthians em nota publicada nas redes sociais.
Finalizado
2
-1
Corinthians - Sao Paulo
Copa do Brasil - Neo Quimica Arena
2° Turno
Índice
Quando a torcida do Corinthians foi homofóbica?
Os gritos homofóbicos aconteceram no clássico válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, parte da torcida entoou o grito: “vamos, vamos Corinthians! Dessas bichas, teremos que ganhar”. O árbitro da partida, que terminou empatada por 1 a 1, Bruno Arleu de Araújo chegou a paralisar o jogo e depois relatou o ocorrido na súmula.
A Fiel é respeito!
Não há nada igual a torcer pelo Timão! E para empurrar o Corinthians, é necessário parar com cânticos homofóbicos. Além de ferir muita gente, essas provocações desrespeitam a história democrática e o pensamento plural que sempre marcaram o Corinthians e… pic.twitter.com/INDLONKBJG
— Corinthians (@Corinthians) July 20, 2023
O Corinthians, durante o segundo tempo, chegou a mostrar um recado no telão da Neo Química Arena. O clube orientou os torcedores e frisou que os gritos homofóbicos poderiam prejudicar o time na sequência da temporada.
O clube foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito”.
Corinthians e São Paulo volta a disputar vaga em final
Os rivais voltam a se enfrentam em uma semifinal de Copa do Brasil depois de 21 anos. Em 2002, o Corinthians eliminou o São Paulo depois de dois jogos no Morumbi. No primeiro, o time alvinegro venceu por 2 a 0. Na decisão, arrancou um empate por 1 a 1. Na final, sagrou-se bicampeão da competição ao derrotar o Brasiliense.
Três anos antes, o Corinthians já havia vencido o São Paulo em uma semifinal de campeonato nacional: foi no Brasileirão de 1999, com duas vitórias nos playoffs. Primeiro, 3 a 2, em jogo marcado por duas defesas de Dida em pênaltis cobrados por Raí, no Morumbi. Em seguida, vitória corintiana por 2 a 1, novamente no estádio são-paulino.
Quando será o jogo de volta entre São Paulo e Corinthians
A partida de volta da semifinal da Copa do Brasil está marcada para o dia 16 de agosto, quarta-feira, no Morumbi. A bola rola a partir das 19h30 (horário de Brasília). Vale lembrar que não existe mais o critério do gol marcado fora de casa como desempate. Se houver empate em número de pontos e saldo de gols nos duelos, a decisão será nos pênaltis. No outro confronto, Flamengo e Grêmio ficarão frente a frente.
Próximos jogos pelo Brasileirão de Corinthians e São Paulo
No fim de semana, Corinthians e São Paulo entram em campo pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro enfrentará o Vasco em casa. O jogo será no próximo sábado (29), às 18h30 (horário de Brasília). Já a equipe tricolor recebe o Bahia no Morumbi. O duelo será no próximo domingo (30), às 11h (horário de Brasília).
Depois, os times voltam a pensar na Copa Sul-Americana, pelas oitavas de final. O Corinthians jogará na terça-feira (1º). O adversário será o Newell's Old Boys, na Neo Química Arena. O jogo começará às 21h30 (horário de Brasília). O São Paulo, por sua vez, medirá forças com o San Lorenzo, no Morumbi. A partida está marcada para a quinta-feira (3), às 19h (horário de Brasília).