Corinthians x Santos: relembre o último confronto pela Copa do Brasil

O clássico entre Corinthians e Santos é um dos maiores confrontos do Brasil. A saber, é o clássico mais antigo do futebol paulista, já que são duas equipes fundadas na década de 1910. Em 2022, o Clássico Alvinegro terá mais jogos do que o comum.

Nesse sentido, normalmente, as equipes se enfrentam duas vezes pelo Campeonato Brasileiro e, ao menos, uma vez no Campeonato Paulista. Caso se cruzem no mata-mata do estadual, se encaram mais duas vezes, totalizando cinco partidas.

No entanto, em 2022, os clubes irão medir forças nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com isso, o Futebol na Veia te relembra da única vez que os rivais paulistas se encontraram na competição, que aconteceu na mesma fase em 2015.

Santos x Corinthians na Vila Belmiro

No jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil de 2015, a equipe da Baixada Santista levou a melhor. Nesse sentido, dominando por completo a partida, saiu de campo com a vitória e a vantagem para o 2º jogo.

Nesse sentido, Gabriel, ou Gabigol, como preferir, recebeu um lindo lançamento de Lucas Lima e marcou o 1º, ainda na etapa inicial. Na 2ª etapa, de novo Lucas Lima deu assistência, dessa vez para Marquinhos Gabriel, que não desesperou na frente de Cássio e matou o jogo.

E ainda poderia ter sido mais, se não fosse o goleiro corintiano. O Santos, à época treinado por Dorival Junior foi muito superior e não tomou susto algum durante os 90 minutos.

Corinthians x Santos na Arena Corinthians

Sete dias depois, na Arena Corinthians, hoje Neo Química Arena, as equipes voltaram a se enfrentar, dessa vez para decidir de vez quem avançava e quem parava por ali na competição.

Jogando em casa, o Corinthians tentou se impor e ditar o ritmo nos minutos iniciais. Até levou perigo, mas o placar foi aberto pelo Santos. Em mais um bom lançamento de Lucas LimaGeuvânio virou o jogo e Gabriel tocou no contrapé de Cássio.

Timão tentou pressionar, mas não conseguiu marcar o gol e, como diz o ditado, quem não faz, toma. Em jogada idêntica ao primeiro gol, Marquinhos Gabriel inverteu e Ricardo Oliveira ampliou. A torcida santista no estádio já gritava “Eliminado!”.

Porém, o time de Tite não desistiu e conseguiu diminuir, com Romero tocando na saída de Vanderlei. No entanto, não foi o suficiente e o Santos levou a melhor, eliminando o rival dentro da própria casa.

Histórico em outros mata-matas

Além da Copa do Brasil de 2015, quando o Santos saiu classificado, as equipes se encontraram outras 14 vezes em mata-matas. Nesse sentido, foram dez vezes pelo Paulistão, duas pelo Brasileirão, uma pela Libertadores e uma pela Copa Bandeirante.

Assim, o Corinthians leva a melhor no retrospecto geral, vencendo o rival em dez disputas de mata-mata, tendo sido derrotado pelo Santos nas outras cinco vezes (contando a Copa do Brasil).

Das dez vezes no Campeonato Paulista, foram sete triunfos do Corinthians contra três do Santos. Pelo Brasileirão foi uma vitória para cada lado. Pela Libertadores, em 2012, o Timão levou a melhor, assim como na Copa Bandeirante. Além disso, claro, o Peixe levou a melhor na única disputa pela Copa do Brasil.

Foto Destaque: Divulgação/Moises Nascimento/Focaliza Press/Folhapress

Gabriel Vicco
Oi, eu sou o Gabriel Vicco e sou apaixonado por futebol e sempre o tive o sonho de trabalhar com isso. Escolhi o jornalismo por gostar de escrever e me comunicar de várias maneiras. Tenho uma página no Instagram com alguns amigos, o Debate (@debateoficial), onde postamos notícias, análises e coberturas do Brasileirão Feminino. Atualmente, tenho a certeza de que a profissão que mais almejo é o jornalismo esportivo, por isso busco por experiências e pela minha evolução nesse ramo.

Deixe um comentário