Copa Verde: história, transmissão, artilheiros e maiores campeões; saiba tudo sobre a jovem e já tradicional competição

Na última quarta-feira (31), Goiás x Paysandu disputaram a segunda e derradeira partida da final da Copa Verde. O Esmeraldino venceu por 2 x 0 e conquistou o título regional pela primeira vez em sua história. Buscando destrinchar e apresentar as características desta jovem, porém já tradicional competição do calendário futebolístico brasileiro, vamos voltar alguns anos no tempo e descobrir como tudo começou, desde a criação, passando por direitos de transmissão, artilheiros e títulos por clube.

História e criação

Criada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a Copa Verde nasceu a partir da proposta de se fazer uma competição regional para clubes do Norte do Brasil, no estilo de como é realizada a Copa do Nordeste, na região vizinha. Com o nome em alusão a Floresta Amazônica, o torneio logo foi ampliado e passou também a abarcar equipes do Centro-Oeste e do Espírito Santo.

Em 2014 foi disputada sua primeira edição no formato mata-mata, que permanece até hoje, com 16 clubes das regiões Norte e Centro-Oeste, além do estado do Espírito Santo. Dois anos mais tarde, o número de participantes subiu para 18, visto que uma fase preliminar foi criada com quatro times disputando duas vagas para a etapa seguinte. A cada temporada o número de competidores muda, isso se dá muito por conta do calendário apertado do futebol brasileiro.

Copa Verde: história, transmissão, artilheiros e maiores campeões; saiba tudo sobre a jovem e já tradicional competição
Logo da Copa Verde (Foto: Reprodução/CBF)

Regulamento

A Copa Verde 2023 é disputada em sistema eliminatório, característica mantida desde sua criação. Em suma, os clubes classificados se enfrentam em jogo único nas duas primeiras fases, enquanto a partir das quartas de final os duelos são realizados em partidas de ida e volta. Os piores colocados no Ranking da CBF disputam o torneio desde o início, enquanto as equipes melhores ranqueadas entram nas fases adiantadas. O campeão da competição se classifica automaticamente para a Copa do Brasil 2024.

Transmissão

De 2015 a 2018 a Copa Verde foi transmitida com exclusividade pelo Esporte Interativo (atual TNT Sports). Contudo, no dia 7 de maio de 2018, foi noticiado que o canal não exibiria mais a competição a partir do ano seguinte. Desse modo, em 2019 o torneio passou a ser propagado através da plataforma de streaming MyCujoo. Além disso, naquela temporada os jogos dos arquirrivais Remo e Paysandu tiveram a transmissão da Rede Cultura do Pará, em parceria com a TV Brasil, que viria a passar todas as partidas da edição de 2020 do campeonato.

Posteriormente, em 2022, o serviço de streaming DAZN acertou com a CBF para transmitir alguns jogos da Copa Verde com exclusividade, a partir das oitavas de final. Na atual temporada, a plataforma optou por não renovar os direitos e o torneio ficou sem transmissão em TV e streaming. A solução foi: as equipes participantes da competição passaram a exibir os jogos em seus  próprios canais de comunicação.

Copa Verde: história, transmissão, artilheiros e maiores campeões; saiba tudo sobre a jovem e já tradicional competição
Esporte Interativo foi o primeiro canal a transmitir a Copa Verde (Foto: Reprodução)

Títulos por clube

O maior campeão da história da Copa Verde é o Paysandu, com três títulos. Na sequência vem o Cuiabá, com duas conquistas. Remo, Luverdense, Brasiliense, Brasília e Goiás com um troféu cada, completam a lista de vencedores do torneio. Desse modo, por Federação, o Pará leva a melhor, com quatro taças, seguido de Mato Grosso e Distrito Federal, com três e dois canecos, respectivamente.

  • Paysandu – 3 títulos (2016, 2018 e 2022)
  • Cuiabá – 2 títulos (2015 e 2019)
  • Remo – 1 título (2021)
  • Luverdense – 1 título (2017)
  • Brasiliense – 1 título (2020)
  • Brasília – 1 título (2014)
  • Goiás – 1 título (2023)
Copa Verde: história, transmissão, artilheiros e maiores campeões; saiba tudo sobre a jovem e já tradicional competição
Maior campeão da Copa Verde, o Paysandu levantou a taça em 2022 (Foto: Divulgação/Jorge Luís Totti/Paysandu)

Artilharia por edição

  • 2014: Lima (Paysandu) – 7 gols
  • 2015: Raphael Luz (Cuiabá) – 8 gols
  • 2016: Rafael Grampola (Gama) – 6 gols
  • 2017: Careca (Rondoniense) – 5 gols
  • 2018: Cassiano (Paysandu) – 9 gols
  • 2019: Douglas Oliveira (Luverdense) – 5 gols
  • 2020: Alan Mineiro (Vila Nova) e Diego Rosa (Manaus) – 5 gols
  • 2021: Neto Pessoa (Remo) – 9 gols
  • 2022: Marlon (Paysandu) e Yan Philippe (São Raimundo-AM) – 3 gols 
  • 2023: Wanderson Martins (São Francisco FC) – 4 gols

Decisão da Copa Verde 2023

Paysandu e Goiás fizeram a finalíssima da Copa Verde 2023. E mesmo com toda a tradição do Papão do Curuzu na competição regional, deu Esmeraldino. Na partida de ida, disputada no Mangueirão, em Belém do Pará, os goianos venceram por 2 x 0, com gols de Maguinho e Philippe Costa.

A missão do Paysandu era ingrata no jogo da volta. Para ser campeão, o Papão precisava vencer por ao menos três gols de diferença no Hailé Pinheiro (Estádio da Serrinha), casa do Goiás. No dia 31 de maio, o Esmeraldino confirmou o favoritismo, venceu novamente (2 x 1) e conquistou a Copa Verde pela primeira vez em sua história. Matheus Peixoto e Vinicius fizeram os tentos dos mandantes, enquanto Bruno Alves descontou para os visitantes.

Copa Verde – Final 2023 (ida e volta)

Ida: 17/05/2023 – Paysandu o x 2 Goiás (Mangueirão)

Volta: 31/05/2023 – Goiás 2 x 1 Paysandu (Serrinha)

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.