Copa da Floresta: tudo sobre a mais nova competição do futebol brasileiro

Na tarde deste dia 7 de junho de 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma parceria com a Federação Amazonense (FAF) para a realização da Copa da Floresta, a mais nova competição do futebol nacional.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, recebeu Ednailson Leite Rozenha, mandatário da FAF, na sede da entidade, e garantiu a parceria. A iniciativa é considerada um marco para o esporte em todos os segmentos, tendo como principal função a inclusão e integração de povos originários do interior do estado do Amazonas através do futebol.

Data de estreia da Copa da Floresta

A Copa da Floresta será uma competição organizada por ligas filiadas à Federação Amazonense de Futebol (FAF), com a participação de 36 cidades. O torneio terá início na segunda quinzena de agosto e vai reunir povos originários do interior do estado do Amazonas.

Copa da Floresta: tudo sobre a mais nova competição do futebol brasileiro
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e Ednaílson Rozenha, Presidente da Federação Amazonense de Futebol (Thaís Magalhães/CBF)

Onde será a abertura da Copa da Floresta?

O Estádio Antônio Afonso Jacob de Souza, localizado na cidade de Careiro Castanho, a 86 km de Manaus, será o palco de abertura da Copa da Floresta 2023. O Afonsão, como carinhosamente é apelidado, possui uma configuração única e bastante peculiar, já que fica situado em uma ilha no meio do rio.

A grande final da Copa da Floresta 2023 ainda não tem local definido. Isso porque, a escolha dependerá da localização dos times. Vale destacar que o estado do Amazonas tem uma logística particular, e os deslocamentos, em virtude desta geografia, podem levar dias de uma localidade para outra.

Copa da Floresta: tudo sobre a mais nova competição do futebol brasileiro
Estádio Antônio Afonso Jacob de Souza, palco da abertura da Copa da Floresta 2023 (Reprodução)

Equipes participantes

Os times participantes da Copa da Floresta 2023 ainda não foram definidos. A tendência é que nas próximas semanas, a Federação Amazonense de Futebol, juntamente com a CBF, apresente as equipes.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.