Confiança conhece caminhona segunda fase da Copa do Nordeste 2022

Antes de mais nada, foi sorteado, na manhã dessa quinta-feira (2), os confrontos das duas primeiras rodadas da fase preliminar da Copa do Nordeste 2022. Assim, o Confiança descobriu seu adversário na segunda fase da disputa, já que é um dos melhores no ranking da CBF. O adversário do clube será o vencedor do confronto entre ASA (AL) X Sousa (PB), que duelaram na primeira fase.

Confiança na Copa do Nordeste

Nesse sentido, por já estar na segunda rodada, o confronto será na cidade de Aracaju, independente do adversário. Aliás, essa segunda rodada terá confronto único na busca por uma das vagas na fase de grupos da Copa do Nordeste. Por não ter vencido o seu estadual, mas ser o melhor do estado no ranking, o Dragão do Bairro Industrial garantiu seu lugar na 2ª fase, no novo formato da competição.

Ademais, o vencedor do duelo ainda terá que jogar uma terceira rodada eliminatória, sendo essa a que definirá os últimos quarto classificados para a fase de grupos. Para o Confiança, a edição começará em outubro. Isso porque as datas 20 e 21 desse mês estão reservadas para os jogos únicos dessa segunda rodada. Assim sendo, uma semana antes o clube conhecerá seu adversário.

Novo formato Copa do Nordeste

Visando aumentar a visibilidade do torneio, além das vagas para clube, a Liga do Nordeste e a CBF modificaram o formato classificatório para definição dos últimos clubes na fase principal. Assim sendo, ao invés de apenas uma fase com oito times, o torneio conta agora com 24 equipes tentando confirmar suas vagas. Com mais times, a definição dos últimos classificados acontece com três rodadas eliminatórias.

Portanto, a primeira conta com 16 equipes, em oito confrontos únicos. Os vencedores avançam para nova rodada com clubes já classificados na segunda fase. E, por fim, se confirma os quatro representantes que se juntarão a mais 12 já garantidos na fase principal da competição. A Copa do Nordeste é o principal regional do país, com o campeão, além de benefícios financeiros, garante vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil da temporada seguinte.

Foto destaque: Divulgação/Lucas Figueiredo/CBF

Victor Castro