Os grandes clubes de São Paulo, que possuem maior capital e patrocínio, já sofrem com os impactos econômicos da Covid-19. Mas para as equipes menores, o momento é ainda mais difícil. Este é o caso do Água Santa. O time do ABC, que subiu este ano para disputar a elite do Paulistão, busca maneiras para readequar suas finanças. Apesar das dificuldades, o Netuno continua com os trabalhos remotos e aderiu a campanha do “fique em casa”. Além disso, abriu espaço nas redes sociais para conscientizar os torcedores sobre medidas de prevenção da doença.
Reorganização das finanças
O Água Santa está cumprindo com todos os compromissos financeiros com atletas e funcionários. Além disso, não foram feitas demissões. Mas, para diminuir o impacto nos cofres do clube, foram tomadas algumas medidas, decididas em comum acordo entre a diretoria e os contratados. A primeira delas foi a redução de 30% dos salários. Depois disso, o Netuno precisou diminuir recursos destinados ao estádio e a alimentação.
https://www.instagram.com/p/B9zWE0ilbv2/
A notícia boa é que a Globo aceitou pagar parte da parcela dos direitos de transmissão, mesmo com os campeonatos paralisados. Além disso, a FPF também estuda fazer repasses para ajudar no pagamento das folhas dos clubes paulistas. Porem, ainda não se sabe ao certo como isso irá acontecer.
Água Santa na luta contra o Covid-19
Através das redes sociais, o Água Santa tem promovido campanhas a favor do #FicaEmCasa. Já que essa é a única maneira de se combater a pandemia desse vírus, que tem sido tão fatal. O clube divulgou vídeos com formas de evitar o contágio da doença e atividades para os torcedores se exercitarem em casa. Além disso, mostrou que os atletas estão bem orientados para não perderem a forma durante a quarentena. Em entrevista ao Futebol na Veia, o assessor de imprensa do clube, Michael Sanches, contou sobre como está sendo a rotina de treinos dos jogadores em casa.
“O preparador físico do clube, Fábio Jacobasso, e o auxiliar Fernando Fernandes estão fazendo os treinamentos diariamente, através de ligações de vídeo. Todos os dias os jogadores entram em uma determinada sala, de um aplicativo que permite cem pessoas simultaneamente. Ali os preparadores físicos passam todos os treinamentos diários para os atletas e acompanham o desempenho deles. Claro que tem uma diferença enorme entre você fazer esse tipo de treinamento online para o treinamento presencial, mas já ajuda bastante para quando o campeonato possivelmente voltar. Além da preparação física, os atletas também recebem acompanhamento individual do departamento médico do clube.”
Uma das principais torcidas organizadas do Netuno também aderiu ao movimento contra a Covid-19. A Aquáticas confeccionou inicialmente 150 máscaras de pano com seu símbolo, que foram vendidas na região por R$8. O equipamento de proteção, que fez sucesso entre a população local, serviu como meio de conscientizar as pessoas e divulgar a marca.
https://www.instagram.com/p/B-dHmqtlo8T/?utm_source=ig_web_copy_link
Retomada do Estadual
Muito se fala sobre uma possível retomada dos trabalhos para a volta dos campeonatos no Brasil. Apesar da OMS já ter dado o aval, o avanço da doença pode impedir que os clubes decidam iniciar as atividades. Ainda assim, a volta será feita gradualmente e com uma série de restrições. Além das novas regras impostas pelos órgãos de saúde, podemos esperar mudanças também nos elencos dos clubes.
Isso porque muitos jogadores tinham contrato por período determinado, prevendo o fim do Paulistão. Por isso, o Água Santa terá que procurar renovar alguns nomes para continuar a temporada. Um desfalque certo é o atacante Dadá. O atleta, que se destacou no primeiro semestre até a parada pelo Covid-19, foi emprestado para o Náutico até o fim do Brasileirão Série B.
https://www.instagram.com/p/B94otSlFtv_/?utm_source=ig_web_copy_link
Foto destaque: Reprodução/Torcedores.com