Nessa terça-feira (01), a CBF divulgou o calendário da quarta fase da Copa do Brasil 2020. Posteriormente, dos clubes sorteados, o clássico entre Vasco e Botafogo foi o grande destaque. Além desses, o confronto entre Fluminense e Atlético Goianiense também chamou a atenção, principalmente por se tratarem de equipes de Série-A. Por fim, América-MG enfrenta a Ponte Preta, Ceará o Brusque e o CRB o Juventus.

O sorteio realizado na sede da entidade, contou com a apresentação de Alê Xavier, do Desimpedidos, Roger Flores, comentarista da Globo e do comediante Magno Navarro. A etapa valerá uma vaga para as oitavas de final. Sobretudo, os duelos devem acontecer nos dias 16 e 23 de setembro com partidas de ida e volta. Todavia, esta é a última demanda de sorteios antes da entrada dos times da Libertadores, Copa do NordesteCopa Verde, além do campeão da Série B 2019.

FORMATO

A 32ª edição da Copa do Brasil teve seus confrontos divulgados em dezembro do ano passado. Em suma, mesmo com a paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus,  o calendário da competição não sofreu consideráveis alterações. Desse modo, o formato tradicional permaneceu. Anteriormente ao recesso forçado, caminhava para a sua terceira fase, faltando apenas a conclusão dos jogos de volta.

Posteriormente, no dia 25 de agosto ocorreu sua retomada e a previsão de encerramento está para fevereiro de 2021. A principio, o torneio começou com 70 cubes representantes, sendo 11 classificados diretamente às oitavas de final. Consequentemente, estes foram privilegiados pela Copa Libertadores e Série-B. Ainda, o quadro integra mais 10 equipes convidadas.

O sorteio dos participantes dividiu todos os 80 clubes em oito potes de A ao H. Nas duas primeiras etapas, os jogos foram disputados uma única vez. Os visitantes ganharam vantagem do empate. Entre os destaques classificados, tivemos o até então o desconhecido clube do interior pernambucano Afogados, que ganhou fama nacional ao eliminar o Atlético-MG. Simultaneamente, outro mineiro que passou sufoco foi o Cruzeiro. A equipe apenas empatou com o Boa Esporte, mas conseguiu a vaga nos pênaltis. Nesse ínterim, o empate já não era critério de classificação.

TERCEIRA E QUARTA FASE

A terceira fase foi disputada pelas 20 equipes vencedoras da fase anterior, em partidas eliminatórias de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a vaga seria definida na disputa por pênaltis. Por fim, chegamos a quarta fase, onde apenas 10 clubes sobreviveram. Entre os classificados, o Fluminense recebe o Atlético-GO, o Juventude o CRB, Brusque o Ceará e o Botafogo o Vasco.  De fato, esse último o duelo mais esperado da rodada.

Após a definição, a competição entrará em sua fase decisiva de oitavas de final. Os paulistas Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo e Red Bull Bragantino são os classificados. Além desses, Flamengo, Grêmio, Internacional, Atlético-PR, Fortaleza e Cuiabá completam a lista, sem contar mais cinco vagas em aberto.

Foto destaque: Divulgação/CBF

Karine Gommes
Karine Gommes
Se o céu é o limite, então voe, irmão! Sou jornalista em formação do 7° semestre pela Universidade Cruzeiro do Sul. O jornalismo surgiu em minha vida, quase que simultaneamente, com a minha paixão por esportes. Necessitava viver aquilo. Assim, fui atrás. Conforme conhecia o profissão, pude visualizar quão ampla é. Apesar de ser apaixonada por esportes, eu quero vivenciar todas as vertentes que o jornalismo me proporcionar. Estou aqui para fazer jus ao meu grande sonho. Prazer, sou Karine Gommes ;)

Artigos Relacionados