Clubes cearenses se posicionam sobre Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Ceará não se manifestou

Em primeiro lugar, no dia 28 de junho de 1969, lideranças LGBTQIA+ saíram às ruas em protesto a repressão que sofriam da polícia no bar Stonewall Inn, que ficava em Manhattan, Nova Iorque(EUA).

Depois disso, esse episódio ficou conhecido mundialmente como Rebelião de Stonewall. Em suma, a data marca até hoje o dia oficial da luta dos grupos dessas minorias por mais direitos e reconhecimento.

GRUPOS LGBTQIA+ E O FUTEBOL

Assim, com os grupos LGBTQIA+ ganhando cada vez mais atenção e sendo necessário oferecer inclusão a essas minorias, os clubes de futebol também estão, corriqueiramente, se manifestando sobre esse dia.

Na mesma linha, os principais clubes do estado – com exceção do Ceará – se manifestaram sobre o dia de hoje. Em suma, os clubes publicaram suas homenagens nas redes sociais.

FORTALEZA

Para resumir, o Tricolor do Pici publicou em seu Twitter, um vídeo criativo onde simula uma conversa de WhatsApp, onde deixa a mensagem de que nenhuma forma de amor pode ser apagada.

https://twitter.com/FortalezaEC/status/1409557941787713537?s=20

CAUCAIA

Da mesma forma, a Raposa Metropolitana alterou sua foto do perfil e colocou uma menção na descrição dizendo que “é o clube de todos.”

https://twitter.com/CaucaiaEC/status/1409266492865224706?s=20

FLORESTA

Posteriormente, o Verdão da Vila publicou uma mensagem pedindo respeito ao próximo.

https://twitter.com/florestaec/status/1409646284563091463?s=20

FERROVIÁRIO

Por outro lado, o Tubarão da Barra alegou que sempre haverá luta contra o preconceito.

CEARÁ E A LEI DO SILÊNCIO PARA O PÚBLICO LGBTQIA+

Por outro lado, o Ceará não se manifestou sobre a data de hoje. No entanto, o alvinegro cearense não costuma se posicionar sobre movimentos sociais como esse. Certamente, os torcedores sempre cobram para que o grupo gestor se posicione sobre causas sociais mas, quase sempre, em vão. Inegavelmente, a maior cobrança vem do movimento Vozão Pride.

Em primeiro lugar, o movimento dos torcedores do grupo LGBTQIA+ fundado em 2020, vem buscando, a inclusão e luta pelo reconhecimento por parte do time que torcem. Portantoo grupo publicou em sua rede social oficial, sua mensagem em homenagem a data de hoje. Vale ressaltar, que a Vozão Pride é a maior torcida LGBTQIA+ de um clube aqui no estado do Ceará.

Foto Destaque: Twitter/Caucaia

Victor Bezerra

Victor Bezerra

Desde o início da adolescência já era apaixonado pelo jornalismo. Até porque não é todo jovem que acorda cedo só pra assistir telejornal né? Minha primeira experiência na área está sendo aqui no Futebol na Veia e eu estou achando um momento ímpar. Senso crítico e justiça; curiosidade e vontade de falar com certeza definem o "Victor Hugo".