Com a confirmação da morte de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, aos 82 anos, na tarde desta quinta-feira (29), vítima de câncer no cólon, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu nota declarando o pesar pelo falecimento do maior craque da Seleção Brasileira e do mundo. Confira, a seguir, a integra da nota publicada pela entidade, além do histórico de jogos, títulos e gols da Nossa Majestade com a camisa verde e amarela.

Índice
CBF emite nota sobre a morte de Pelé
No site oficial, a CBF lamentou a morte de Pelé, prestou homenagens ao contar os grandes marcos da carreira do Rei. Além disso, mostrou a declaração do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, e o luto decretado após a confirmação da notícia, simbolizado pelo tom preto, ao invés do azul, na interface do site.
“A morte do ídolo é a mais triste notícia informada pela CBF desde a sua fundação há 108 anos. Por causa da morte de Pelé, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, decretou luto oficial por sete dias.”, diz o trecho inicial da nota.
“Estou profundamente emocionado com a partida do Pelé. A CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno e vamos trabalhar sempre para preservar a sua história e perpetuar o seu legado.” comentou o presidente da CBF.
“Lembro ainda hoje da emoção de ter visto o Pelé em ação em Ilhéus quando a seleção da cidade enfrentou o Santos em 1967. Eu tinha apenas 13 anos e fiquei impactado. Ele fez um dos gols. Dois anos depois, viajei até Salvador para assistir o milésimo gol dele, que acabou não saindo. O Nildo tirou o gol quase na linha. Eu e a Fonte Nova praticamente inteira vaiamos o zagueiro do Bahia. Três dias depois, o Rei marcou o milésimo no Rio diante do Vasco”, lembrou também o presidente Ednaldo Rodrigues.
Números de Pelé pela Seleção Brasileira
- Jogos: 113
- Gols: 95
- 84 vitórias
- 15 empates
- 14 derrotas
Títulos de Pelé pela Seleção Brasileira
- Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970)
- Copa Roca (1957 e 1963)
- Taça do Atlântico (1960)
- Taça Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968)
- Taça Bernardo O’Higgins (1959)
Em complemento ao texto, a CBF também mencionou a origem, o começo de carreira e os títulos, tanto pelo Santos como na Seleção Brasileira, carro-chefe da entidade. Além disso, o texto também relembrou passo a passo nas Copas do Mundo, e alguns momentos históricos.
https://twitter.com/CBF_Futebol/status/1608544029041659904?s=20&t=k9fDLsNWK1RuR1S-DNhHHQ
Foto destaque: Divulgação/CBF