A CBF nesta segunda-feira (25) surpreendeu a torcida rubro-negra. A saber, a entidade emitiu uma nota oficial reconhecendo o 2 como Heptacampeão Brasileiro. Anteriormente, a delegação brasileira tinha divulgado em seu site que o Flamengo era Hexacampeão devido ao título de 1987 dado ao Sport pela justiça.
“A CBF esclarece que, ao longo do processo judicial sobre o Campeonato Brasileiro de 1987, defendeu que o título fosse compartilhado entre Sport Clube do Recife e Clube de Regatas do Flamengo. A decisão judicial determinou que o Sport Clube do Recife fosse considerado o Campeão Brasileiro daquele ano. Sob o ponto de vista esportivo, a CBF, a título de opinião, considera que o Clube dele Regatas do Flamengo é merecedor da designação de Heptacampeão brasileiro”, disse a CBF através de uma nota oficial.
CBF declara Flamengo Heptacampeão Brasileiro
A polêmica de 1987 voltou após mais um título do Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Rubro-Negro se recusou a jogar contra o Sport após ter conquistado a Copa União em cima do Internacional. O STF considerou o Sport como o Campeão Brasileiro da época, fato que até os dias atuais ainda não ficou bem esclarecido.
Em entrevista ao canal Pilhado, Zico falou que sem dúvidas o Campeão de 87 é o Flamengo, pois disputou com os 13 maiores clubes da competição. E ainda explicou que tudo não passou de uma briga entre o Ricardo Teixeira e Márcio Braga. Com essa declaração da CBF falando sobre título de opinião, deixa mais claro a confusão que eles fizeram. Sendo assim, o Flamengo foi considerado sete vezes Campeão Brasileiro: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019. Quem não gostou disso foi o presidente do Sport, o qual se manifestou e disse que vai entrar na justiça para reaver o caso.
“Esse negócio do Flamengo… há 32 anos que fomos campeões e o Flamengo fica querendo dizer que é dele. Eu não preciso dizer. E não será porque o Flamengo vem todo ano com essa historinha que eu vou precisar dizer. Todo ano tem algo e isso terá que parar. Tem uma ação lá em Brasília, que eu estou gastando R$ 200 mil com advogados e uma hora isso terá que parar. Vou entrar com um processo para reaver esse custo, porque não posso toda hora ficar pagando por isso”, disse Milton Bivar.
A BATALHA DE 87!
Presidente do Sport promete processar o Flamengo por se declarar heptacampeão brasileiro. No ano passado, o STF declarou o clube pernambucano como campeão único do torneio. Essa luta é longa!#BECBand pic.twitter.com/qtZDkinbDW— Band Esporte Clube (@BECband) November 25, 2019
Foto destaque: Divulgação/Twitter oficial do Flamengo