Cartola FC: saiba tudo sobre esse Fantasy Game

- O jogo reúne vários fanáticos por futebol e muitos deles se divertem ou quebram a cabeça na montagem do seu time vencedor
Cartola

Todo apaixonado por futebol deve ter jogado algum dia o Cartola FC. Muitos mantém o app até hoje no celular. Outros já desinstalaram para evitar mais estresses. Enfim, esse jogo faz a cabeça dos torcedores. Muitos deles se sentem um próprio treinador, afinal, pode montar o time do jeito que acham necessário. Escolhem seus craques e, ainda, a zoeira com os amigos, ver quem manda bem. Sendo assim, a coluna Dicionário do Futebol desta semana fala um pouco sobre esse jogo, sua história, como funciona e outras curiosidades.

AFINAL, O QUE É CARTOLA FC?

Lançado em 2004 pelo Grupo Globo, Cartola FC é um jogo fictício no qual os internautas montam seus times com jogadores da vida real. No entanto, a disputa acontece com os times que estão a Série A do Campeonato Brasileiro.

No começo do torneio, todos os cartoleiros (como são chamados os usuários do jogo) recebem 100 cartoletas – a moeda virtual do jogo. Desse modo, o internauta monta o seu time com 11 jogadores e um treinador para cada rodada. Também pode escolher o esquema tático que deseja jogar. Portanto, é preciso escolher um capitão da equipe e este recebe a pontuação dobrada. Ou seja, caso o jogador faça uma pontuação negativa, será dobrada negativamente. Assim, caso o jogador não entre em campo, sua pontuação será zerada.

Outra coisa que acontece é a valorização ou desvalorização dos atletas, assim como na vida real. De acordo com sua atuação naquela rodada. Para escalar o time, os cartoleiros tem um período que o mercado fica aberto para fazer as alterações, tirar ou colocar jogadores. Quando o mercado fecha, não é possível mexer no time e quem esqueceu de mudar algo é torcer para não perder pontos.

Uma dica importante para não perder o patrimônio é apostar nos jogadores mais baratos nas primeiras rodadas. Mas aqueles que têm força e potencial, pois com essa economia é possível escalar os melhores em outras partidas. O jogo também tem os mata-matas, no qual podem participar até 32 players e ver quem leva a melhor.

CARTOLA PRO

Esta versão paga e o Cartoleiro pode contar com algumas vantagens, em relação aos que usam o gratuito. Os benefícios são:

  • Podem participar e criar de sete ligas clássicas
  • Criação de Ligas Mata-Mata
  • Notificações exclusivas
  • Análises e Estatísticas do Gato Mestre (especialista)
  • Mais opções de personalização do time e das ligas
  • Prêmios a cada rodada para os melhores da Liga PRO 2020
  • Sorteio de um vale compras no valor de R$ 60.000,00.

MAIORES PONTUADORES

Durante todo esse tempo, muitos jogadores se destacaram dentro de campo. Todo esse empenho, ajudou os cartoleiros a mitar naquela rodada. Os craques são:

  1. Arrascaeta (37,70);
  2. Neymar (37,20);
  3. Jonas (36,40);
  4. Fred (35,90);
  5. Ronaldinho Gaúcho (35,10).

MENORES PONTUADORES

Por outro lado, temos aqueles jogadores que não estavam em uma boa fase ou até mesmo foram expulsos na partida e deixaram os cartoleiros com os cabelos em pé, pois pontuaram negativo. Os “desastrados” são:

  1. Gum (-13,50);
  2. Renan Ribeiro (-12,00);
  3. Victor Ramos (-11,20);
  4. David (-10,80);
  5. Dida (-10,50).

COMO ENTRAR SER UM CARTOLEIRO

Por fim, para quem deseja conhecer o aplicativo por curiosidade ou até mesmo para entrar no time dos cartoleiros, você cria uma conta no cartolafc.globo.com ou baixe o aplicativo no seu celular, disponível no Android ou IOS.

Foto Destaque: Reprodução/Portal UOL

BetWarrior


Poliesportiva


Avatar
Ana Paula Reis
Ana Paula Reis nasceu em São Paulo no dia 30/07/1996. Jornalista e Corintiana Fanática, vibra muito quando ver o timão em campo e pede ajuda a São Jorge. Adora uma boa conversa para poder ouvir, e ao mesmo tempo transmitir suas experiências. Sempre disposta para uma nova pauta e transformá-la numa notícia.

    Artigos Relacionados

    Topo