Com boas passagens por times renomados no Brasil, Ademir Carvalho hoje é coordenador do Departamento de Captação de jovens atletas do Boston City FC Brasil. Aliás, Fortaleza, Ceará, Ituano e América-MG contaram com os trabalhos de quem está nos bastidores.
Sendo assim, Ademir já descobriu jogadores que estão atuando por grandes clubes nacionais. Os casos dos goleiros Kauã (base do Atlético-MG) e Vitor Eudes (profissional do Cruzeiro), além do atacante Samuel, que também está na Raposa, são alguns nomes.
Como chegou ao Boston?
Em suma, ele está desde 2015 no Boston City FC, quando Renato Valentim, CEO do clube, já planejava abrir uma filial no Brasil. Ademir chegou ao projeto após um convite feito por Palhinha, campeão da Libertadores e do Mundial pelo São Paulo.
“Eu joguei com o Palhinha na adolescência. Ele já conhecia o meu trabalho como técnico e captador de atletas”, disse Ademir.
Quando o clube passou a funcionar oficialmente na cidade de Manhuaçu (MG), em 2018, Ademir assumiu o comando técnico da equipe Sub-17. Desse modo participou da Taça Cidade de BH, conquistando o Módulo II do da categoria, o que garantiu o acesso do time à elite do Estadual.
“Começamos o projeto no Brasil sem nenhum atleta. Tivemos que fazer uma captação em todo o Brasil. Visitamos muitas cidades, observamos muitos jovens e levamos alguns para o clube. Fizemos um filtro até ficarmos com os jogadores que acreditávamos ter a qualidade necessária e o perfil do Boston City FC”, explicou o coordenador.
Caráter acima de tudo
Ademir também destacou, em primeiro lugar, que conversou com as famílias dos jovens para conhecê-los melhor antes de levá-los para Manhuaçu.
“Esse é o nosso grande diferencial. Analisamos tudo no atleta: qualidade técnica, comprometimento tático, capacidade de trabalhar em grupo e, principalmente, o caráter”, ressaltou.
Com a pandemia, o coordenador não pôde observar novos talentos in loco. No entanto, mesmo de casa, ele continuou trabalhando na captação com as ferramentas disponíveis.
“Se Deus quiser voltaremos às atividades presenciais. No entanto, estou reunindo muitas informações para municiar o trabalho das comissões técnicas e da diretoria quando retornarmos às competições”, afirmou.
Fred, Mayke e outros talentos
Antes do Boston City FC, Ademir trabalhou como técnico da base e captador de talentos em outros clubes, como Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro.
No Galo, ele descobriu o meio-campista Fred, convocado para a último Mundial e atualmente no e fez sucesso no futebol belga.
Do mesmo modo, Ademir também foi o responsável por descobrir o lateral direito Mayke, que começou no Siderúrgica. O atleta hoje defende o Palmeiras.
“Fico muito satisfeito por tudo o que estes jogadores conquistaram aqui e fora do país. Agora, a ideia é repetir esse sucesso no Boston City FC. O Renato já disse que seu maior sonho é ver um atleta nosso vestir a camisa da Seleção Brasileira. Vamos trabalhar para transformar esse sonho em realidade”, finalizou Ademir.