Após a autorização governamental, apesar dos números constantes de casos confirmados e de mortes, o futebol pernambucano está caminhando para a retomada das atividades. Assim, depois de muita especulação e projeção, o retorno do Campeonato Pernambucano deve acontecer no último domingo de junho (28). No entanto, para que isso, de fato, aconteça a curva de contágio da Covid-19 deve permanecer controlada ou decair.
Leia mais:
- Governo de Pernambuco anuncia retomada gradual do futebol no estado
- Sport apresenta os novos uniformes para 2020 com show de Lenine
- Sport informa que pagará dívida por André
PREPARAÇÃO EM 13 DIAS
Dessa forma, em entrevista ao jornal pernambucano Diário de Pernambuco, o presidente da Federação, Evandro Carvalho, foi assertivo quanto a nova previsão:
“Voltar dia 28 é nossa pretensão. Os relatórios estão sendo excelentes e apontam uma queda, então está tudo caminhando bem. Em um cenário de tudo sobre controle, a data é essa. Vamos retornar no dia 28 ou na pior das hipóteses, no pior dos cenários, no dia 5 de julho. Mas tudo indica que no dia 28 será possível” – afirmou o mandatário.
Com isso, o Campeonato Pernambucano retornaria 13 dias após a volta aos treinos dos clubes da primeira divisão, entre eles, Náutico, Santa Cruz e Sport. Para Evandro Carvalho, não há problema quanto ao pouco tempo de preparação, já que os clubes aceitaram as condições.
“Isso não é problema nenhum. O consenso entre os clubes da Série A e B é de 12 dias e teve clubes que pediram só sete, como o Flamengo. O mínimo estabelecido foi de 12 dias e no máximo 17. Portanto, estamos absolutamente dentro da média aprovada por todos os clubes.
Até porque essa inter-temporada será só para condicionamento físico. Ela é diferente do que se faz na pré-temporada, porque os clubes já vinham treinando a parte tática. O que eles vão fazer agora é só o condicionamento físico e vão voltar a fazer as execuções táticas dentro dos jogos. Ou seja, vão treinar jogando a parte tática e técnica. E na parte física, 12 dias dá e sobra. Até agora, não houve reclamação de nenhum clube nosso. Nem da capital, nem do interior.” – alegou.
https://www.instagram.com/p/CA6W2sHh2Hi/?utm_source=ig_web_copy_link
Além disso, com o retorno do estadual, o presidente da Federação já projeta a data para o encerramento da competição. Assim, restando apenas cinco datas, a posição de Evandro Carvalho é que a final seja realizada até a segunda quinzena de julho.
“Os clubes querem iniciar o Campeonato Brasileiro ainda em julho. O cenário bom para a gente seria encerrar o Pernambucano ainda na primeira quinzena do mês.” – finalizou Evandro Carvalho.
A VOLTA DOS CLUBES
Assim, os clubes pernambucanos já começam a programar o retorno às atividades. No entanto, até o momento apenas o Trio de Ferro, Náutico, Sport e Santa Cruz já confirmaram que retornarão aos treinamento presenciais na próxima segunda-feira (15). Logo, a data é a mesma autorizada pelo Governo de Pernambuco e a tendência é os demais clubes seguirem o mesmo posicionamento.
No Timbu, o vice-presidente Diógenes Braga afirmou que já possui alguns protocolos elaborados e que o Náutico irá se adequar ao melhor deles para sua implementação. Além disso, revelou que a estrutura está toda pronta, com os campos de treinamentos em boas condições e com o hotel vistoriado. Além dele, o vice-presidente médico, Múcio Vaz, relatou que uma lista com materiais e cuidados necessários já foi elaborada pelo clube e que já estavam sendo adquiridos. Inicialmente, para tratamento médico aos atletas que se recuperam de lesão.
Desse modo, antes da parada por conta da pandemia da Covid-19, faltava apenas uma rodada para o encerramento da primeira fase do Campeonato Pernambucano. Assim, Santa Cruz e Salgueiro já haviam assegurado vagas diretas nas semifinais. Enquanto que cinco clubes, entre eles, Náutico e Sport, brigavam por quatro vagas nas quartas de finais. Na última rodada, Leão e Cobra Coral farão o Clássico das Multidões na Ilha do Retiro, já o Timbu viaja ao sertão para enfrentar o Carcará. No demais jogos, Afogados recebe o Vitória-PE, Decisão joga contra o Central e o Retrõ duela diante do Petrolina.
Foto destaque: Reprodução / Anderson Stevens – Sport


