Segundo o Portal Uol, a Globo voltará a transmitir o futebol feminino após quatro anos. A saber, o Grupo comprou os direitos de transmissão junto à CBF e, de início, irá transmitir um jogo do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 por semana.
A emissora já vinha mostrando interesse em incentivar a participação feminina no meio esportivo. Para isso, contratou mais mulheres para integrar a equipe de narração e comentários, como é o caso das comentaristas Renata Mendonça e a analista de arbitragem Nadine Basttos. Além disso, desde 2020 se prepara para incluir o futebol feminino nacional em sua grade.
CONFIRMADO!
Após 4 anos, Grupo Globo fecha os direitos de transmissão do Brasileirão A1.
A emissora vai exibir, pelo menos neste primeiro momento, um jogo por semana no SporTV. pic.twitter.com/6qfBlbZALd
— Empório do Futebol Feminino (@emporiodoff) March 24, 2021
A Globo deve transmitir os jogos pelo Sportv e dividir espaço com a Band, que desde o ano passado vem exibindo jogos da elite da modalidade. O Sportv, este ano, realizou a transmissão do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 e foi um sucesso. Este campeonato contou com a narração de Renata Silveira, que se tornou a primeira narradora de futebol feminino do Grupo.
Do mesmo modo, além das duas emissoras, a plataforma de streaming MyCujoo, que já vem exibindo a competição, seguirá com as transmissões. Esse ano, portanto, o futebol feminino estará presente em três frentes. Isso é um grande passo para a modalidade, que vem em uma crescente desde a Copa de 2019, mas ainda segue em busca de mais visibilidade e valorização.
Início da transmissão e estreia do Campeonato
Para iniciar as atividades, o primeiro jogo que deve ser transmitido pelo Sportv é Palmeiras x Ferroviária, que está previsto para acontecer no dia 18 de abril, às 20h (horário de Brasília). A partida, entretanto, ainda não tem local definido.
A competição iniciaria no dia 28 de março. Entretanto, na última sexta-feira (19), foi adiada pela CBF. A nova data de estreia do campeonato está prevista para 17 de abril.
Foto destaque: Reprodução/Lucas Figueiredo/CBF