Com o fim das dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, é possível traçar uma projeção dos times que vão brigar pela parte de cima, e de baixo da tabela, e analisar aqueles clubes que não vão brigar pelo título, mas também poderão beliscar uma vaga para alguma competição continental, seja a Copa Libertadores, ou a Copa Sul-Americana. Liderando a competição com 24 pontos, o Botafogo segue na ponta da tabela com oito vitórias e duas derrotas, seguido de perto pelo Palmeiras, sendo o único time invicto na competição, com seis vitórias e quatro empates.
Fechando o G4 aparecem o Flamengo, que não perde a nada mais nada menos do que dez partidas, com 19 pontos, e o time do Atlético-MG, que apesar da saída do treinador Eduardo Coudét, vem fazendo uma boa campanha, com cinco vitórias, três empates e duas derrotas, com 17 pontos. Por conta da data Fifa, o Campeonato Brasileiro vai fazer uma pausa, sendo assim, a próxima rodada só acontece no dia 21 de junho, um sábado, e termina no domingo, no dia 12. Este tempo será precioso para os times que estão brigando pelo título e para aqueles clubes que precisam se recuperar após um começo tenebroso na competição.
Como o Corinthians, 16º colocado, com apenas nove pontos, e faz uma de suas piores campanhas de sua mais de centenária história na principal competição nacional. São duas vitórias, três empates e cinco derrotas em dez jogos, inúmeras cobranças do torcedor, que esperava um desempenho muito melhor, e vários problemas extra-campo, como dívidas e problemas de gestão do clube. Aguardando o início da segunda janela de transferências em julho, o Timão espera resolver as suas pendências financeiras mais sérias para ter liberdade de acertar com novos nomes e reforçar seu elenco.
Em termos comparativos, existe um dado interessante entre Galo e Timão após os dez primeiros jogos de ambos no Campeonato Brasileiro. Enquanto o time mineiro é o melhor visitante da competição, o paulista amarga a pior campanha jogando fora de casa entre os 20 clubes da primeira divisão. Ambos os times jogaram cinco partidas longe de seus domínios, o Atlético venceu três, contra Cuiabá, Coritiba e Cruzeiro, empatou uma, contra o Palmeiras e perdeu uma diante do Botafogo. Já o Corinthians não venceu nenhuma, perdendo todos os jogos que fez longe de Itaquera, o que ajuda a explicar o momento dos dois times na competição.
🔎 O Corinthians é o pior visitante entre os times da Série A em 2023.
• Tem aproveitamento de 21% em 16 jogos fora de casa (2 vitórias, 4 empates e 10 derrotas).
• Tem a pior média de gols marcados (0.56) e a 3ª pior média de gols sofridos (1.50).
• Não vence há 9 jogos (8… pic.twitter.com/R5RPCxnfV9
— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 8, 2023
Times voltam a jogar fora de casa pelo Campeonato Brasileiro
O desempenho do Corinthians pode piorar, ou melhorar jogando fora de casa, assim como o do Atlético-MG, já que ambos os times voltam a jogar fora de casa, assim que o Campeonato Brasileiro retornar no dia 21 de junho. O Timão terá um desafio complicado, já que vai enfrentar o Santos na Vila Belmiro, às 20h (horário de Brasília), porém o compromisso do Galo não é nada simples, já que o Alvinegro de Minas Gerais terá pela frente o time do Fluminense, em confronto direto pela parte de cima da tabela, no Maracanã às 21h30.
Fato é que ainda falta muito para acabar o Campeonato Brasileiro, porém, cada ponto perdido é fundamental para o final da competição, e pode fazer a diferença entre ganhar um título, ou amargar o rebaixamento.